Prefeitura de Areia Branca mantém, com recursos próprios, programa de abastecimento de água
Luana Bruno (de preto) visitando o local onde foi perfurado o novo poço de Ponta do Mel (Foto: Jailton Rodrigues)
Apesar da crise no setor hídrico, Areia Branca ainda se encontra em situação privilegiada, em comparação aos diversos municípios do Estado que estão vivendo um caos devido a falta de água.
Em Areia Branca, a prefeitura, com recursos próprios, mantém o programa de abastecimento de água por meio de carros- pipas. No total, são 11 caminhões contratados pelo município, que distribuem 950 pipas d’água ao mês, beneficiando 1.300 famílias no perímetro rural.
Juntamente com o Exército Brasileiro, a prefeitura faz ainda, a distribuição de 223 pipas d´água também ao mês, beneficiando as comunidades rurais do município, inclusive a vila-praia de Ponta do Mel.
Conforme a prefeita Luana Bruno (PMDB), com recursos próprios do município é feita a manutenção de três sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Redonda (beneficiando 450 famílias), São Cristóvão (300 famílias), Ponta do Mel (800 famílias) e São José (150 famílias).
De acordo com Luana Bruno, em parceria com o Governo do Estado a prefeitura garante a manutenção de quatro dessalinizadores, instalados nas comunidades de Ponta do Mel, Cristóvão, Redonda e São José.
A prefeita diz ainda, que em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) adquiriu a rede de abastecimento de água da comunidade de São José, beneficiando 150 famílias, com perfuração de dois poços amazonas e construção de duas caixas elevatórias.
Outra parceria com o Dnocs resultou na ampliação da rede de abastecimento de água das comunidades de Redonda e São Cristóvão com construção de quatro caixas elevatórias.
Ainda com relação à questão hídrica, a prefeita Luana Bruno tem se empenhado para resolver o problema do abastecimento de água em Ponta do Mel. Junto ao Governo do Estado, ela conseguiu a perfuração de um poço para abastecer aquela vila-praia, amenizando parcialmente o problema de água.
Carros-pipas reforçam o abastecimento de água nas comunidades rurais (Foto: Arquivo do Blog)
Ainda como medida adotada visando amenizar a problemática da falta d'água em Ponta do Mel, a prefeitura de Areia Branca assumiu o envio de aproximadamente 156.000 litros de água por semana àquela comunidade, por meio de caminhão-pipa .
A prefeita Luana Bruno adianta ainda que oficializou junto a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) a solicitação para perfuração de poços nas comunidades de Redonda e São Cristóvão.
“Solicitamos ainda, ao governo, a perfuração de mais um poço em Ponta do Mel, além do que foi recentemente perfurado, para aumentar e garantir a oferta de água boa para a população destas comunidades e também para a oferta da infraestrutura do desenvolvimento turístico e econômico do município”, concluiu Luana Bruno.
.
.
.
.
.
Pesquisar Notícias
Notícias por Tema
Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
0 comentários:
Postar um comentário