segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação dentro da programação do Dia Mundial de Combate a Aids

0 cleberton

Cleberton de Castro informa que programação segue até o dia 20 deste mês (Foto: Erivan Silva)

Dentro da programação do Dia Mundial de Combate a Aids, que transcorre nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje uma ação alusiva à data no Centro de Saúde Jose Nogueira de Melo.

A ação consistiu em testes rápidos e orientações sobre os cuidados que se deve ter com as doenças sexualmente transmissíveis (DST, HIV/Aids).

Segundo o secretário de Saúde de Areia Branca, Cleberton de Castro, a programação segue até o dia 20 deste mês com ações nas unidades de saúde do município.

De acordo com o secretário de Saúde, a prefeitura vem trabalhando constantemente no combate às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids, em razão, principalmente,  de Areia Branca ser uma cidade portuária, e neste período está intensificando a campanha.

Aids pelo mundo

As mortes relacionadas ao vírus da Aids registraram queda de mais de um terço na última década, uma diminuição similar a do número de infecções, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado em julho deste ano.

Já no Brasil, o número de infecções pelo HIV aumentaram 11% entre 2005 e 2013. No ano passado, o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina.

O vírus de imunodeficiência humana (HIV), que causa a Aids, pode ser transmitido via sangue, amamentação e por sêmen durante o sexo, mas pode ser controlado com coquetéis de drogas conhecidas como terapia antirretroviral.

Em 2013, 1,5 milhão de pessoas morreram vítimas da Aids no mundo, uma queda de 11,8% em comparação com 1,7 milhão de mortes em 2012, segundo os números da ONU. Além disso, o número representa uma queda de 35% na comparação com as 2,4 milhões de mortes registradas em 2004 e 2005.

A queda no número de casos torna possível controlar a epidemia até 2030 e eventualmente encerrá-la "em cada região, em cada país", de acordo com a ONU.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações