terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Luana Bruno destaca em mensagem que apesar das dificuldades, está confiante que dias melhores virão

Luana Bruno se mostrou otimista que tudo vai dar certo, tudo vai melhorar

A leitura da mensagem anual do Executivo, pela prefeita Luana Bruno (PMDB), abriu ontem, 15, os trabalhos legislativos de 2016, na Câmara Municipal de Areia Branca.

A prefeita falou para um plenário lotado. Presenças de vereadores, secretários, gerentes e colaboradores da administração municipal, representantes dos diversos segmentos e a população em geral.

Ao iniciar a leitura da sua mensagem, Luana Bruno disse que na oportunidade estava cumprindo mais uma etapa da sua missão à frente do Município Areia Branca, prestando contas das atividades administrativas e, ao mesmo tempo, apresentando as metas para 2016.

A governante destacou que mesmo diante de tantas dificuldades, a gestão tem conseguido dar sinais de trabalho em todos os setores do município ao longo desses últimos anos, sempre buscando a eficiência em suas atividades e serviços.

“Mesmo diante do atual quadro de crise, deixo claro que o governo está tomando as medidas administrativas necessárias à realidade enfrentada, estamos cientes das dificuldades, mas também estamos confiante e disposta a superar os obstáculos”, afirmou Luana Bruno.

A gestora disse ainda, que “o momento é de somarmos forças, com maturidade e segurança, continuarmos ouvindo os servidores, comunidade e consciente com o diálogo, e com o apoio indispensável da Câmara de Vereadores, iremos responder às demandas da sociedade, com fé e acreditando que tudo vai dar certo, tudo vai melhorar”.

A governante reafirmou o compromisso de continuar cuidando bem da cidade, agradecendo mais uma vez a confiança nela depositada e assegurando que continuará se dedicando integralmente à administração do município.

Crise

Na mensagem, a prefeita Luana Bruno disse que durante o ano de 2015, “todos nós brasileiros sentimos na própria pele, nas nossas casas, nas nossas famílias que tinha se instalado em nosso país uma crise financeira, instabilidade da economia em todos os sentidos, afetando principalmente aos municípios brasileiros”.

Conforme citou a gestora, é no plano municipal onde a crise mais afeta a estrutura pública, “pois é aqui onde a vida acontece em seu cotidiano, onde as pessoas buscam sobreviver e participar da sociedade, com questionamentos e, de forma justa, querendo respostas às suas indagações, esperando crescimento e desenvolvimento, lutando por suas conquistas, o que é de direto de todos nós cidadãos”.

Na mensagem aos vereadores, Luana Bruno relatou as perdas financeiras registradas pelo município, diante das quedas bruscas e contínuas dos recursos dos royalties, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outras fontes de renda que inviabilizaram a realização de grande parte dos “projetos e dos nossos sonhos de construirmos os investimentos e as inovações necessárias para o município, que tanto desejamos”, reforçou.

Realizações

No tocante às ações administrativas desencadeadas no período anterior, a prefeita Luana Bruno falou das realizações na área da saúde, onde fez e pretende continuar fazendo investimentos significativos para garantir um atendimento de qualidade à população.

Na educação, a gestora citou a destinação de recursos para a melhoria e manutenção das instalações em todas as escolas da rede municipal, proporcionando mais conforto e segurança aos servidores e alunos. E as projeções para o ano em curso, que incluem espaços ampliados para a Educação Infantil, aquisição de kits didáticos pedagógicos para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), melhoria na estrutura das escolas da rede municipal de ensino nas zonas urbana e rural, bem como a conclusão da reformulação do Plano de Cargos Carreira e Salários dos servidores do magistério, além da promoção de políticas de valorização desses servidores no efetivo exercício de sua função.

Na área do esporte, a prefeita destacou a participação da comunidade, principalmente os jovens, nas diversas atividades esportivas e em competições de alto nível como o Campeonato de Blocos (futsal masculino e feminino). Apoio às escolas participantes dos Jogos Escolares do RN (Jerns), Jogos Intercolegiais, Copa Jiu-Jitsu, competições de fisiculturismo, entre outras ações esportivas.

Como metas para 2016, Luana Bruno disse que deseja dar continuidade e manutenção e apoio e aperfeiçoamento a todos os eventos esportivos realizados no ano passado. Além de incentivo para criação de escolinhas de futebol, futsal e artes marciais e melhorias nas praças poliesportivas existentes e construção de novos espaços destinados à prática esportiva na zona rural.

Falando em relação à Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), a prefeita falou que foram muitos os avanços em 2015, sempre com o objetivo maior de resgatar valores locais e descobrir novos artistas, principalmente na música e na dança, que proporcionaram eventos marcantes ao longo do ano, além da realização de projetos internos, como oficinas gratuitas para crianças, adolescentes e jovens. Para 2016, a gestão pretende continuar realizando todas as atividades de 2015, com algumas novidades, como por exemplo a reativação do projeto Arte e Música à Beira-mar.

No setor de Agricultura e Abastecimento Hídrico, com recursos próprios foi mantido o programa de abastecimento de água na zona rural por meio de carros-pipa. Foi feita a manutenção de quatro sistemas de abastecimento de água em quatro comunidades rurais e manutenção em quatro dessalinizadores instalados em Ponta do Mel, São Cristovão, Redonda e São José, para distribuição 
de água potável.

Em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) o município implantou rede de abastecimento de água em São José, perfuração de dois poços amazonas e construção de caixas elevatórias.

Outro propósito da atual gestão, é levar água potável às comunidades de Serra Vermelha e Canto do Amaro, por meio da adutora em construção. O prazo para conclusão da obra, segundo programação da Petrobras é até o final deste primeiro semestre.

Ainda de acordo coma mensagem lida ontem, na Câmara Municipal, pela prefeita Luana Bruno, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras tem buscado melhorias na estrutura da cidade, a partir de ações que venham atender aos anseios das populações urbana e rural.

Encontra-se em fase de licitação para o ano em curso, várias obras de recuperação asfáltica, praças na cidade e em comunidades rurais, entre outras ações que visam beneficiar a população, num todo.

Por meio da Gerência de Gestão Ambiental, foi realizado o Projeto Verão Limpo, com blitz educativa com distribuição de kits educativos de conscientização ambiental para a população, como também mutirão de limpezas em todas as praias do litoral areia-branquense. Para o ano de 2016 a gestão tem como meta dar continuidade e intensificar todas essas ações.

Entre as ações propostas, dar continuidade ao projeto de implantação de viveiro de mudas e horta didática, com a finalidade de arborizar as vias públicas e também atender a população. E projeto de limpeza do leito do Rio Apodi-Mossoró, com a coleta de lixo acumulado no manguezal, além do projeto de distribuição de lixeiras fixadas em postes e padronizadas, nas principais vias da cidade.

Valorização do servidor

     Mesa Diretora da Câmara presidida por "Netinho Cunha" (centro) com a prefeita Luana Bruno

A prefeita Luana Bruno falou ainda dos investimentos feitos na segurança pública, respeitando e cumprindo com o pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, além de reconhecer a importância daqueles que dedicam o seu dia adia ao serviço público. “Sendo assim, durante o mandato, não poupamos esforços e reconhecemos a importância da valorização do Servidor Efetivo Municipal, e em 2014, com muito boas intenções, atendemos com um reajuste salarial de 20% de aumento , e no ano de 2015 de 15 % de aumento salarial, nada visto nos últimos governos, aumentos estes, que somados , esses valores representam um reajuste de 35% em 2 anos, o maior aumento salarial da história do funcionalismo público municipal de Areia Branca. Implantamos as letras e titulações dos servidores da educação, gradativamente, garantimos o piso salarial dos professores, bem como pagamento de Horas Suplementares para todos os professores no exercício de sua função”, destacou.

“Estamos com um atraso de pagamento com os servidores municipais que não é só uma realidade do município de Areia Branca, é uma realidade que assola o nosso país. Até o final desta semana estaremos finalizando o pagamento do mês de janeiro e estamos com o mês de dezembro em aberto, tema que estamos em fase de negociação com o Sindicato e vamos continuar para reajustar as folhas de pagamentos e outros itens monitorados com fins de contenção de despesas, e chegarmos a uma alternativa de entendimento para pagamento desse mês que se encontra em aberto”,concluiu. 

Fotos: Jailton Rodrigues 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações