sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Caern prossegue com campanha de combate a inadimplência com descontos de até 25% nos débitos
Clientes inadimplentes podem negociar seus débitos na capital e no interior (Foto: Aldair Dantas)
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)
já negociou débitos atrasados com aproximadamente 37.200 clientes beneficiados
com dispensa de juros de mora, multas por atraso e multas regulamentares. Os
descontos na dívida podem atingir até 25% ou parcelamento no máximo 36
mensalidades, de acordo com critérios estabelecidos na Resolução 038/2015. A
campanha continua por mais 30 dias quando a empresa espera aumento no fluxo de
clientes nos escritórios e centrais do Cidadão em diversos bairros da capital e
interior.
Além de reintegrar o cliente que teve o serviço suspenso por
falta de pagamento, a Caern pretende evitar que os nomes dos inadimplentes sejam
inseridos no Cadastro de Negativados do SPC e Serasa. A campanha abrange todo o
Estado e os inadimplentes devem procurar o atendimento levando uma cópia da
conta de consumo de água e/ou serviço de esgotos, além dos documentos pessoais
como RG e CPF.
Descontos
Os usuários que possuem apenas ligação de água e pretendem
pagar os débitos à vista, a empresa dispensa juros e multas regulamentares (uso
da água de forma clandestina, furto de água entre outros), e por impontualidade.
Os que têm débitos contraídos antes de dezembro de 2014, a empresa está
concedendo desconto de 15% no valor da dívida.
Para os clientes que possuem apenas ligação de esgotos, estes
abastecidos por poços tubulares ou com fornecimento de água suspenso, mantendo
apenas a ligação para coleta de esgotos, caso escolha pagar os débitos à vista
(anteriores a dezembro de 2014), a Caern dispensa juros e multas por
impontualidade, além dos valores das multas regulamentares. Para esses a empresa
está oferecendo também o desconto de 25% sobre o valor do débito.
Parcelamento
Se a opção do cliente for parcelamento, a companhia exige
pagamento de 20% do valor da dívida como entrada e o restante dividido em até 36
vezes mensais, com isenção de juros e multas por atraso, além do abatimento de
50% nas multas regulamentares. Se o cliente for beneficiado com as tarifas
Social e/ou Popular, considerado segmento de baixa renda, o parcelamento é feito
com entrada de 10%, isenção de juros e multas. Nos casos de corte ou religação
não haverá isenção das taxas previstas de acordo com a tabela vigente na
empresa.
Os interessados em negociar suas dívidas junto à Caern devem
procurar os escritórios indicados na parte superior da conta que durante a
campanha estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem
intervalo, para os clientes em Natal, exceto nos bairros Planalto e Felipe
Camarão que está atendendo, excepcionalmente, das 7h30 às 13h30. No interior do
Estado o horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Outra opção é
procurar os guichês da Caern, nas centrais do Cidadão que funciona de
terça-feira a sábado, no horário das 9 às 21h em todo Estado. Quem precisar de
mais esclarecimentos sobre a campanha deve ligar para o telefone 115 que
funciona todos os dias da semana durante 24 horas para Natal. (Com
informações ACS Caern).
Marcadores:Cidades
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Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
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