terça-feira, 13 de março de 2012

Porto do Mangue lidera ranking das cidades onde o SUS registrou melhor desempenho

PORTOEstrutura da saúde pública conta ambulâncias novas para atender a população

O município de Porto do Mangue registrou a maior nota no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) entre as demais cidades das regiões do Vale do Açu e da Costa Branca. Com nota 5,61 pontos, aparece à frente de cidades como Areia Branca, 5,51 pontos (segundo melhor desempenho); Ipanguaçu, 5,44; Carnaubais, 5,32; Macau, 5,23; Pendências, 5,23; Itajá, 5,10; Alto do Rodrigues, 4,81; Assú, 4,71; Serra do Mel, 4,52; e Patu, 4,39 pontos.

O IDSUS avaliou com pontuação de 0 a 10, o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. No quesito acesso, foi levada em conta a capacidade do sistema em garantir o cuidado necessário à população em tempo oportuno e com recursos adequados.

Entre esses indicadores estão a cobertura estimada de equipes de saúde; a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal; e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos.

Já na avaliação de efetividade, encontram-se itens como a cura de casos novos de tuberculose e hanseníase; a proporção de partos normais; o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em UTI; e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio.

O índice de desempenho anunciado na semana passada pelo SUS coloca Porto do Mangue na liderança do ranking das cidades situadas nas duas regiões (Açu e Costa Branca). 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações