Capitania dos Portos em Areia Branca segue com fiscalização no litoral da Costa Branca
Durante “Operação Verão” Marinha do Brasil intensifica ações no litoral
Uma equipe de inspeção da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, tendo à frente o titular do órgão, capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros, se deslocou na manhã desta sexta-feira, 9, até a cidade-praia de Tibau em mais uma operação de rotina.
O trabalho é realizado com maior intensidade no período de dezembro a março, quando a Marinha do Brasil desenvolve a “Operação Verão”, que fiscaliza embarcações em todo o País. A segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica são os principais aspectos abordados durante a operação.
O aumento do número de mortes causadas por jet ski, em várias cidades, levou a Capitania dos Portos local a intensificar a fiscalização em torno da presença desses veículos em praias do litoral da Costa Branca. Mesmo tendo passado o período de alta estação, quando reduz o fluxo de banhistas na faixa litorânea de Porto do Mangue a Tibau, incluindo Areia Branca e Grossos, o uso da moto aquática preocupa a população e as autoridades.
A Norma da Autoridade Marítima (Normam) prevê que atividades náuticas só podem ser praticadas a, no mínimo, 200 metros da beira-mar. Dados das capitanias dos portos do Nordeste revelam que 20 acidentes e 15 mortes ocorreram em sete estados de dezembro de 2010 a fevereiro deste ano. Os últimos acidentes com mortes no Brasil aconteceram entre 18 de fevereiro e o último sábado. As vítimas foram duas crianças e dois adultos.Capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros desenvolve ações permanentes, no litoral da Costa Branca
O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou, na semana passada, um projeto de lei para regulamentar o uso e criar punição para quem entregar os veículos a pessoas não habilitadas, sobretudo adolescentes. “A coisa está fora de controle e inocentes estão morrendo”, destacou o deputado.
A Marinha do Brasil também decidiu mudar algumas de suas regras, tornando mais rígida a aquisição de habilitação para pilotar embarcações aquáticas.
Os 10 mandamentos da segurança no mar:
1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube ou Marina;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
8 – Mantenha distância (200 metros) das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;
10 – Não polua o mar e rios.
Além disso, cabe ressaltar algumas infrações graves e que devem ser evitadas:
1 – Conduzir embarcação (lancha, jet ski, etc) sem ser habilitado perante a Capitania dos Portos;
2 – Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica;
3 – Conduzir embarcação com excesso de passageiros. Acidente com jet ski: condutor perde o controle do veículo
.
.
.
.
.
Pesquisar Notícias
Notícias por Tema
Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
0 comentários:
Postar um comentário