terça-feira, 4 de outubro de 2011

Engenhoso trabalho do prefeito desarticula oposição e forma coligação de 12 partidos

SOUZA PREFEITOTrabalho de articulação de “Souza” resulta na formação do maior grupo político da história de Areia Branca

A campanha eleitoral do próximo ano em Areia Branca, em fase de aquecimento, será a mais atípica de todas em termos de composições partidárias. Ou seja, a formação das coligações de partidos para as disputas majoritária e proporcional, no município, serão bem diferentes dos pleitos eleitorais anteriores

Nos últimos três anos o atual prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), tem pregado o fim do radicalismo político que imperou no município por mais de três décadas, sem nenhuma contribuição em termos de progresso e desenvolvimento para a cidade, tampouco melhorou a qualidade de vida da população.

A iniciativa do gestor tem surtido efeito. É tanto que a “guerra” entre “bicudo” (oposição) e “bacurau” (governismo) virou coisa do passado. Os radicais de outrora hoje são gatos-pingados, vozes ao vento, sem nenhuma expressão.

BEGUINHO“Beguinho”, em 2004, teve respaldo da metade dos partidos políticos que participaram da campanha eleitoral 

Para se ter uma ideia da mudança de comportamento na política local, basta comparar a composição dos grupos políticos nas duas últimas eleições municipais. Em 2004, o então candidato a prefeito Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho”, era alicerçado por uma coligação forte, formada pelos partidos PT, PTB, PTN, PFL (hoje DEM), PSB e PV. Coincidentemente o mesmo número de siglas partidárias que apoiaram o candidato “Souza”: PP, PMDB, PSDB, PPS, PDT e PL. Ao todo, 12 partidos participaram daquela eleição que teve “Souza” como vencedor.

Em 2008, foram 14 partidos participando da campanha eleitoral, que teve três candidatos na disputa pela prefeitura. “Souza”, candidato à reeleição, formou em torno de si uma coligação com sete partidos: PP, PMDB, PDT, PV, PT PSDB e PCdoB. Os outros sete ficaram divididos entre os candidatos Mauro Gusmão (PRB, DEM, PTN e PHS) e Francisco Antônio de Macedo (PPS, PTB e PSB). Nesse pleito, novamente deu “Souza”, que em termos de votação, “passeou” sobre seus adversários,

O inusitado, porém, está reservado para a campanha eleitoral do próximo ano. Até o momento se tem conhecimento público de 14 partidos legalmente constituídos para participar da campanha que se aproxima. E desse total apenas dois dão sustentação à pré-candidata a prefeita pela oposição, Iraneide Xavier Rebouças: DEM e o recém criado PSD. Já a coligação governista é formada até o momento pelos partidos: PP, PMDB, PT, PSDB, PSB, PTB, PDT, PV, PCdoB, PR, PPS e PHS. Doze, no total.

IRANEIDE XAVIERPor enquanto a coligação de Iraneide é formada por apenas dois partidos: DEM e o novato PSD

À princípio pode até alguém questionar se isso influenciaria no resultado das eleições. Óbvio que partido não ganha eleição, mas é um ponto positivo para o governismo, pois o peso disso fará a diferença na formação dos palanques e na distribuição do tempo da propaganda eleitoral.

Um comentário:

  1. E diga-se de passagem que o PTN está chegando para com por a coligação, pois o mesmo é presidido por mim do qual sou liderado de MACEDO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações