domingo, 25 de abril de 2010

Fala, Memória: Uma pérola da coletânea “Crônicas escolhidas”, de Souto Sobrinho

CHICO SOUTO A sessão Fala, Memória dessa semana presta homenagem ao saudoso Francisco Souto Sobrinho, que faleceu no último dia 22, aos 86 anos, de insuficiência respiratória. Em outubro de 1999 ele reuniu em livro uma coletânea das melhores das crônicas que lia diariamente no seu programa social “Calendário”, apresentado por mais de uma década na Rádio Gazeta do Oeste. No livro “Crônicas Escolhidas”, Souto Sobrinho filtra os acontecimentos mais importantes do cotidiano potiguar, com registro dos pomposos bailes que promovia no Ivipanim Clube, as homenagens às pessoas do seu convívio, além dos fatos marcantes da sua vida pessoal. Vale a pena ler de novo a crônica escrita por Souto Sobrinho em 1988 exaltando a figura do então ascendente líder político Expedito Gomes Leonez. O que não deixa de ser, também, uma homenagem do blog ao ex-prefeito que está travando uma batalha em defesa da sua saúde. Uma pérola. Leiam.

MENSAGEM AO PREFEITO LEONEZ - 1988

EXPEDITO Leonez, você é muito importante para os seus munícipes. Você trabalha, gosta, corre muito para dar aos mesmos o que há de melhor para vê-los felizes. Você sorri quando se acha cercado pelas pessoas carentes porque sente que elas são felizes quando estão ao seu lado. Você sente-se infeliz quando no momento da necessidade não pode atendê-las.

Você, Leonez, é um herói, não sabemos o que existe intrinsecamente em sua pessoa, porque ela transmite a todos segurança, coragem, beleza, alegria e fé. Você fica triste, mas não se desespera. Você acalma-se, reage e resolve muita coisa impossível, quando vê as pessoas solitárias com o olhar tristonho, com o rosto cansado, escondido, demonstrando sinal de amargura pela falta do necessário.

Você, Leonez, comunga a hóstia da fraternidade, do convívio saudável e arejado das pessoas pobres, lado a lado, sem ver os abismos separando os pobres dos ricos, emitindo entusiasmo e amor aos infelizes. Você é o homem que chega em todas as horas, boas e ruins, alegres, ou tristes, porque parece adivinhar, descendo para acalentar ou resolver problemas.

Você, Leonez, é como um laço de amor, é uma renovação constante. Você ensina o seu povo a ternura da vida, distribuindo a verdade pela grandeza do seu espírito, porque sem ternura e amor a vida seria uma angústia, portanto, um desespero.

Você, Leonez, é um mandamento do amor que o Cristo nos legou; o dom inefável da comunicação, do relacionamento e da satisfação. Você não sente ódio no seu coração, somente o amor nele existe, porque o ódio foi um predicado que o Mestre riscou de sua personalidade. Você sempre procura se reconciliar com o povo, levando sua mensagem de amor, carinho e abnegação porque só o amor constrói para a eternidade.

Você, Leonez, claro, conhece a você mesmo. Você sendo um homem inteligente, sabe que só o homem possui desenvolvimento para falar, dominar o hábito esquecendo o mal. Você conhece muita gente importante, mas nunca esquece de ficar ao lado dos seus irmãos necessitados, o povo. Você não reclama de nada na vida porque acredita em Deus e Ele é quem lhe dá coragem por esta sua grandeza espiritual.

Você, Leonez, mesmo distante das tempestades, dos infortúnios da vida, sabe resolver com paciência e amor as borrascas que a vida nos traz. Você é luz, amor, coragem, calma, plenitude, humildade, alegria, uma transfusão abençoada pelo Divino, restituindo a esperança àqueles que não acreditavam mais em nada.

EXPEDITO E REGINA Você, Leonez, é o leão que despertou para o poder de Deus dentro de si, porque pode tomar posse do seu reino, de conceitos, regulando suas emoções recusando qualquer pensamento negativo que persista entrar em sua mente. Você possui o poder positivo de pensar, imaginar e sentir construtivamente algo que lhe encoraja sobre o seu mundo interior, porque o homem é uma espécie re teclado infinito do nosso próprio Deus. Você é um homem educado, modesto, amigo em todas as horas, em todos os instantes e em todos os momentos. Você sofre quando vê as pessoas sofrerem por necessidade, pela falta de carinho, de união, de solidariedade e pelos infortúnios da vida. Você é grande espiritualmente em todas as horas, em todos os momentos onde a tristeza persiste, porque você sempre chega com a finalidade de afastá-la para deixar qualquer pessoa feliz.

Você, Leonez, leva a paz, saúde, beleza e vida para demonstrar a quem precisa de sua solidariedade e gratidão. Você, Leonez, tem sabido com galhardia e dificuldade desempenhar com honra, moral e equilíbrio ocupar o pesado cargo de prefeito, missão tão espinhosa e pouco compreendida. Portanto, Leonez, você vale, por si só, uma vitória, uma bandeira de lutas, contra a mentira, a inveja, calúnias e injúrias, que negam você não ter feito nada pelo município de Areia Branca.

Você, Leonez, é força, coragem, bondade, gratidão, honra, respeito, trabalho, dedicação, solidariedade, humildade, justiça e um grande amigo. Você tem sempre em sua pessoa e em sua vida um lugar para todos nós, que é um reservatório impoluto, o sacrário do seu pequeno e grande coração.

Você, Leonez, poderá dizer: “quando sou fraco é então que sou forte, porque é através da provação e da fraqueza humana que Deus nos torna fortes”.

Você, Leonez, bem sabe que os homens, em geral, invejam ou odeiam os que comandam, os ocupantes de lugares privilegiados e que possuem uma estrela brilhante.

Você, porém, é uma exceção.

(Extraído do livro “Crônicas Escolhidas”, de Francisco Souto Sobrinho)

2 comentários:

  1. Homenagens justíssimas, os dois são pessoas do sim, do bem, e ajudaram a fazer a história de nossa querida Areia Branca. Parabéns pela postagem!
    Flauzineide

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações