domingo, 7 de fevereiro de 2016

Terminal Salineiro de Areia Branca registra aumento do volume de sal exportado no mês passado

Maior parte do sal exportado sai pelo Porto-Ilha de Areia Branca (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Em janeiro, mais de 134,7 mil toneladas de sal deixaram o Porto-Ilha de Areia Branca embarcadas em navios com destino ao exterior e às regiões Sul e Sudeste do Brasil. A quantidade representa um aumento de 9,43% comparado ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2015, foram embarcadas 1,95 milhão de toneladas do produto. Além de superar a expectativa – que era de 1,8 milhão - a operação foi superior à de 2014 em 427 mil  de toneladas, o que representou um incremento de 28% de um ano para o outro. 

O volume de sal que deixa o Estado pelo mar deve ser ainda maior a partir de agora. Desde o ano passado, o porto de Natal também passou a embarcar sal a granel. As operações deste tipo devem continuar na capital. 

As informações são da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra os portos de Natal e de Areia Branca. De acordo com o diretor-presidente, Emerson Fernandes, a perspectiva para 2016 é aumentar ainda mais a quantidade de sal que sairá do estado através do Porto Ilha de Areia Branca. “A meta é 2,2 milhões de toneladas. E acredito que a gente possa até superá-la”, apontou.

De acordo com ele, o objetivo é que até 2020 sejam transportadas por meio marítimo 3,5 milhões de toneladas. Outro modo de escoamento é o rodoviário, através de caminhões. 

O Rio Grande do Norte é Responsável pela produção de 97% do sal brasileiro. Conforme dados do próprio porto e do sindicato. Quando varia negativamente, o estado é responsável por 95% da produção.

Em números arredondados, 60% da produção é escoada para o exterior e 40% são consumidos pelo mercado interno.

A maior parte do sal não é usada para consumo humano, mas pela indústria – em especial a indústria química. Conforme Emerson Fernandes, dos 150 principais produtos químicos, 104 tem sal na sua composição.

O Estado tem mais de 100 empresas de salinas segmentadas entre micro, pequenas, médias e grandes. Somente a Salinor, porém, responde por 45% da produção nacional de sal. A Salinas do Nordeste S/A produz 2,5 milhões de toneladas por ano. A produção é concentrada nos municípios de Areia Branca, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau, Mossoró e Porto do Mangue. (Com informações do Novo Jornal, em Natal).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações