terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Leitura da mensagem anual do Executivo abre trabalhos na Assembleia Legislativa do RN

Presidente Ezequiel Ferreira conduziu a sessão especial de abertura dos trabalhos da Casa 

"Estão abertos os trabalhos do Poder Legislativo deste ano". A frase foi destacada pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), na abertura da segunda sessão legislativa da 61ª legislatura (a primeira corresponde ao ano de 2015). A solenidade foi marcada pela leitura da mensagem anual do Executivo, e o governador Robinson Faria (PSD) afirmou que apesar das dificuldades financeiras, apostou na criatividade e no trabalho, aplicando os recursos com austeridade e parcimônia. Entre os resultados obtidos no primeiro ano de gestão, o Governador citou a redução de R$ 20 milhões na folha de pessoal, que segundo ele, foi  possível graças ao esforço e comprometimento do seu governo.

Os deputados estaduais participaram da sessão ordinária e avaliaram as expectativas para este ano. Ezequiel garantiu aos deputados a modernização, transparência e foco por resultados, alinhando as metas propostas pelo Planejamento Estratégico que vem sendo implantado na Casa. “A Assembleia Legislativa está cada vez mais próxima da população. Estamos abrindo nossa Casa e deixando-a mais transparente”, afirmou o presidente, citando o Portal da Transparência da Casa, que está no ar desde ontem, 1.

Uma das novidades de 2016 foi destaque na sessão: a inauguração do painel eletrônico, elogiado pelos deputados. Com o painel, cada deputado vai colocar seu código, sua impressão digital e votar garantindo mais celeridade e transparência, a exemplo do da Câmara e do Senado.

Mensagem

Em mensagem, Robinson disse que o governo corrigiu distorções e privilégios indevidos

O governador Robinson Faria disse que o governo do RN conseguiu a redução da folha e obteve este e outros resultados graças a um trabalho sério e inédito para corrigir distorções e privilégios indevidos. O Governador Robinson Faria avaliou que com esses e outros esforços e adequações, será alcançada uma queda no comprometimento da despesa de pessoal com a Receita Corrente Líquida do Estado de 53,11% para 51,57%.

O governador afirmou ainda que o momento é de "ebulição" na área de planejamento do Estado, mas que sua gestão busca um modelo socialmente justo: “Estamos diante do maior projeto de modernização da gestão pública da história do Rio Grande do Norte. A Governança inovadora fortalece nossa capacidade de gestão para dotar o Estado de um novo padrão de desenvolvimento. Uma visão de futuro que nos impõe a necessidade de, com eficiência, refundar o Estado, a partir de um modelo socialmente justo, democrático, próspero, ambientalmente sustentável e territorialmente equilibrado” destacou. Em seguida o Governador faz um relato do que o seu Governo fez no primeiro ano da administração nos setores de obras, saúde, segurança pública, educação ,turismo, agricultura e assistência social.

Expectativas

Visual do plenário e galerias lotadas por populares e convidados 

Para as autoridades e representantes dos poderes no Rio Grande do Norte, o ano de 2016 será de novos desafios e muitos resultados. De acordo com secretários de Estado que acompanharam a leitura anual da mensagem, o momento agora é de colher os frutos das ações implantadas em 2015. Ao mesmo tempo destacam a necessidade do trabalho conjunto e os novos desafios.

O vice-governador, Fábio Dantas (PCdoB), afirmou que a prioridade é superar as adversidades para dialogar com a sociedade e construir uma agenda positiva. “O governo tem certeza de encontrar na Assembleia Legislativa uma parceira forte”, afirmou. Também prestigiaram a solenidade  a secretária de Trabalho e Ação Social e primeira dama do RN, Julianne Faria, o presidente do Tribunal de Justiça do RN,  desembargador Cláudio Santos, outros secretários e gestores da administração indireta do RN, prefeitos e vereadores de Natal e outros municípios.

A imprensa potiguar participou do evento cobrindo as pautas políticas, de economia e entrevistando autoridades.

Solenidade

Deputados da atual legislatura posaram com o presidente Ezequiel Ferreira 

A revista às tropas pelo presidente da Casa foi o primeiro ato da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos. Ezequiel cumpriu o tradicional ritual revistando as tropas da Polícia Militar do RN, formadas em frente à sede do parlamento estadual, Palácio José Augusto. O ato formal durou aproximadamente 20 minutos e contou com a participação dos oficiais da Companhia de Guarda, composta por três pelotões de policiais militares, além da Guarda de Honra.


Além do presidente Ezequiel Ferreira, participaram da abertura dos trabalhos os deputados Albert Dickson (PROS), Álvaro Dias (PMDB), Carlos Augusto de Paiva  (PT do B), Cristiane Dantas (PC do B), Dison Lisboa (PSD), Fernando Mineiro (PT), Galeno Torquato (PSD), George Soares (PR), Gustavo Carvalho (PROS), Gustavo Fernandes (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PMN), José Adécio (DEM), José Dias (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Márcia Maia (PSB), Nelter Queiroz (PMDB),  Raimundo Fernandes (PROS), Ricardo Motta (PROS), Souza Neto (PHS), Tomba Farias (PSB) e Vivaldo Costa (PROS).

Fotos: Eduardo Maia e João Gilberto

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações