quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Secretaria de Saúde lança ação “Areia Branca sem dengue” e pede a participação de todos

População deve redobrar cuidados com recipientes que são potenciais criadouros do inseto (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca a população para participar da ação “Areia Branca sem dengue”. A iniciativa visa o combate ao mosquito Aedes Aegypti que transmite as doenças como a dengue, zika e febre chikungunya.

De acordo com os profissionais da Saúde, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A Prefeitura de Areia Branca lembra que o país vive uma situação de emergência, com a incidência de diferentes doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

A situação agravou-se ainda mais nos últimos meses com a associação da zika aos casos de microcefalia e de Síndrome de Guillain Barré (que afeta o sistema nervoso central).
Esse grave quadro impõe a necessidade de fortalecimento da assistência à saúde e do combate sistemático e contínuo ao mosquito transmissor.

O governo municipal está atento aos problemas e pede a colaboração de todos para eliminar criadouros do mosquito e assim, evitar o adoecimento coletivo.

O que deve ser feito

Para que a ação “Areia Branca sem dengue” atinja o seu objetivo, com o combater eficaz do mosquito Aedes aegypti, alguns passos devem ser observados pelos segmentos envolvidos na campanha.

Entre as orientações e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do vetor, estão: eliminação de recipientes como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros.

E ainda, manter vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água; manter canaletas e calhas desobstruídas; não deixar restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas.

Manter ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas; lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana; os pratos aparadores de vasos de plantas colocar areia grossa, de forma a não acumular água.

A prefeitura destaca a importância da colaboração dos moradores para que o município possa se prevenir desses agravos que tem acometido cada vez mais pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações