sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Caern prossegue com campanha de combate a inadimplência com descontos de até 25% nos débitos

    Clientes inadimplentes podem negociar seus débitos na capital e no interior (Foto: Aldair Dantas)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já negociou débitos atrasados com aproximadamente 37.200 clientes beneficiados com dispensa de juros de mora, multas por atraso e multas regulamentares. Os descontos na dívida podem atingir até 25% ou parcelamento no máximo 36 mensalidades, de acordo com critérios estabelecidos na Resolução 038/2015. A campanha continua por mais 30 dias quando a empresa espera aumento no fluxo de clientes nos escritórios e centrais do Cidadão em diversos bairros da capital e interior.

Além de reintegrar o cliente que teve o serviço suspenso por falta de pagamento, a Caern pretende evitar que os nomes dos inadimplentes sejam inseridos no Cadastro de Negativados do SPC e Serasa. A campanha abrange todo o Estado e os inadimplentes devem procurar o atendimento levando uma cópia da conta de consumo de água e/ou serviço de esgotos, além dos documentos pessoais como RG e CPF.

Descontos

Os usuários que possuem apenas ligação de água e pretendem pagar os débitos à vista, a empresa dispensa juros e multas regulamentares (uso da água de forma clandestina, furto de água entre outros), e por impontualidade. Os que têm débitos contraídos antes de dezembro de 2014, a empresa está concedendo desconto de 15% no valor da dívida.

Para os clientes que possuem apenas ligação de esgotos, estes abastecidos por poços tubulares ou com fornecimento de água suspenso, mantendo apenas a ligação para coleta de esgotos, caso escolha pagar os débitos à vista (anteriores a dezembro de 2014), a Caern dispensa juros e multas por impontualidade, além dos valores das multas regulamentares. Para esses a empresa está oferecendo também o desconto de 25% sobre o valor do débito.

Parcelamento

Se a opção do cliente for parcelamento, a companhia exige pagamento de 20% do valor da dívida como entrada e o restante dividido em até 36 vezes mensais, com isenção de juros e multas por atraso, além do abatimento de 50% nas multas regulamentares. Se o cliente for beneficiado com as tarifas Social e/ou Popular, considerado segmento de baixa renda, o parcelamento é feito com entrada de 10%, isenção de juros e multas. Nos casos de corte ou religação não haverá isenção das taxas previstas de acordo com a tabela vigente na empresa.


Os interessados em negociar suas dívidas junto à Caern devem procurar os escritórios indicados na parte superior da conta que durante a campanha estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem intervalo, para os clientes em Natal, exceto nos bairros Planalto e Felipe Camarão que está atendendo, excepcionalmente,  das 7h30 às 13h30. No interior do Estado o horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Outra opção é procurar os guichês da Caern, nas centrais do Cidadão que funciona de terça-feira a sábado, no horário das 9 às 21h em todo Estado. Quem precisar de mais esclarecimentos sobre a campanha deve ligar para o telefone 115 que funciona todos os dias da semana durante 24 horas para Natal. (Com informações ACS Caern).

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Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

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