terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Macau desenvolve projeto piloto que transformará água do mar em água doce pronta para o consumo

Einstein Barbosa com os secretários Hudson Pereira e Mairton França (Foto: Reprodução)

O município de Macau está desenvolvendo um projeto que poderá ser a solução para o problema de abastecimento de água que atinge a população, devido à seca impiedosa que castiga o Estado, com reflexos significativos em nível local. Trata-se do projeto de dessalinização das águas do mar para abastecimento da cidade com água potável.

O assunto voltou a ser discutido pelo prefeito em exercício de Macau, Einstein Barbosa (PMDB), durante reunião com os secretários estaduais Hudson Pereira (Relações Institucionais) e Mairton França (Recursos Hídricos), no início da semana passada.

De acordo com o prefeito, em uma parceria com o Governo do Estado, já foram garantidos R$ 25 milhões junto ao Banco Mundial para a execução do projeto de uma estação de dessalinização. “É um projeto piloto que vai ajudar a solucionar o problema da falta de água que atinge a população de Macau e vamos lutar para vê-lo em prática o mais rápido o possível”, disse Einstein Barbosa.

Segundo o secretário Mairton França, o objetivo é fazer com que a cidade seja abastecida com a água do mar no final de 2016. Ele lembrou que o projeto pode incentivar, inclusive, a cadeia produtiva do sal da região. “Com esse projeto piloto, 50% da água do mar resulta em água doce pronta para o consumo e os outros 50% em concentrado salino, que pode ser encaminhado como insumo para as salinas da região”, completou.

Durante a reunião, Hudson Pereira garantiu o apoio do Governo do Estado não apenas ao projeto piloto da dessalinização, como também o apoio para ajudar o município, que se encontra com profundas dificuldades financeiras e administrativas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações