Tradicional desfile cívico marcará os 88 anos de emancipação política do município de Areia Branca
Areia Branca, bela cidade, comemora mais um aniversário nesta data (Foto: Daniel Zumba Photographer)
Nesta quinta-feira, 22, o município de Areia Branca completa 88 anos de emancipação política. Como acontece ao longo dos anos, um dos pontos altos das festividades alusivas à data será o desfile cívico com participação das escolas das redes estadual, municipal e privada, além de outros órgãos e representações do governo municipal.
O desfile começa às 16h, com concentração das autoridades no palanque oficial armado no largo da Praça da Conceição, próximo ao Palacete Municipal. A prefeita Luana Bruno (PMDB) participará da festa cívica ao lado dos seus auxiliares e dos convidados.
Antes do desfile, às 8h, na Igreja Matriz, haverá missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, com participação da prefeita e comitiva, que também estarão presentes na sessão solene da Câmara Municipal, às 9h, no Caravelas Clube. Devido às festividades, hoje é feriado municipal em Areia Branca.
Como acontece habitualmente, o desfile sai da Avenida Deputado Manoel Avelino e percorre a rua Coronel Fausto, Praça da Conceição e rua Coronel Liberalino. Embora toda a extensão da rua até o cruzamento com a Calafates esteja livre para passar os pelotões, muitos se dispersam nas proximidades do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo municipal, no cruzamento com a Joaquim Nogueira.
História
Ao longo dos anos o desfile cívico tem sido o ponto alto das comemorações do aniversário da cidade (Foto: Erivan Silva)
De acordo com historiadores, o Decreto nº 10, de 16 de fevereiro do ano de 1892, da Junta Governativa do Estado do Rio Grande do Norte e aclamado pelo povo, Exército e Armada, eleva a povoação de Areia Branca ao predicamento de vila, sede do novo município. E a 31 de março de 1892 foi instalado o município de Areia Branca.
Nesse ato tomaram posse os intendentes nomeados perante o Presidente da Intendência Mossoró, Manoel Cirilo dos Santos, que veio especialmente para presidir a instalação do novo município.
A Junta Governativa do Estado nomeou intendentes: Manoel Lúcio de Góis, Augêncio Virgílio de Miranda, João Vicente Filgueira, Alexandre Soares do Couto e André Figueiras Leão. Como Presidente Augêncio Virgílio de Miranda. Empossados pelo Decreto nº 13 de agosto de 1892, assinado pelo Governador do Estado.
Alguns pesquisadores indicam que o correto seria festejar o aniversário da cidade a partir de 16 de fevereiro de 1892 e não a partir de 24 de outubro de 1927, data em que a sede municipal foi elevada da categoria de cidade, pela Lei 656.
Considerando essa ordem cronológica, ao invés de 88 anos, os areia-branquenses estariam comemorado nesta quinta-feira, exatos 123 anos de emancipação política.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2015, o município conta hoje com pouco mais de 27 mil habitantes.
A prefeita Luana Bruno convida a população em geral para o momento cívico desta quinta-feira, em alusão aos 88 anos de emancipação política do município (Foto: Arquivo / PMAB)
.
.
.
.
.
Pesquisar Notícias
Notícias por Tema
Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
0 comentários:
Postar um comentário