segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Familiares da primeira mulher a assumir a Prefeitura de Areia Branca visitaram a cidade na manhã de hoje

fm 1OK

Rodrigo Oliveira, Sílvio Mendes Júnior,  Maria de Góis Mendes e Isabeline Mendes Oliveira, visitantes

Um grupo de pessoas de Mossoró esteve na manhã desta segunda-feira, 26, na sede da Prefeitura de Areia Branca, para uma visita à galeria de fotos dos ex-prefeitos do município. Entre tantas molduras que guardam recordações de personalidades que ajudaram a construir a cidade, o alvo dos olhares dos visitantes era a fotografia da areia-branquense Maria Mendes de Góis, que administrou o município em duas (rápidas) oportunidades.

Integrando o grupo, estavam a filha da ex-prefeita, Maria de Lourdes de Góis Mendes, a neta Isabeline de Góis Mendes de Oliveira, além de Sílvio Mendes Júnior e Rodrigo Oliveira, esposos das duas, respectivamente.

Nascida em Mossoró, Maria de Lourdes de Góis Mendes disse que a mãe, a ex-prefeita Maria Mendes, era natural de Areia Branca, onde possuía muitos parentes, inclusive o também ex-prefeito Antônio Lúcio de Góis. Além de Maria Góis Mendes, a ex-prefeita teve outros três filhos.

De acordo com os registros consultados no Palacete Municipal, Maria Mendes assumiu a prefeitura em duas oportunidades, sendo a primeira vez por apenas quatro dias, de 20 a 24 de novembro de 1945. Na segunda vez o mandato foi mais prolongado: dois meses, período de 17 de dezembro de 1945 a 16 de fevereiro de 1946.

fm 5 OK

Neta (Isabeline) e filha (Maria de Góis Mendes) da ex-prefeita Maria Mendes

Curiosamente nesse período o prefeito era Luís Fausto de Medeiros, que teria assumido em 2 de janeiro de 1945. Assim, dez meses depois teria havido uma intervenção? Ou pedido de licença com afastamento temporário do cargo? Pois foi justamente entre novembro e dezembro daquele ano que Maria Mendes de Góis ascendeu ao cargo de prefeita duas vezes, em curto intervalo.

Somente 67 anos depois de Maria Mendes ter entrado para a história como a primeira mulher a ter assumido a Prefeitura de Areia Branca, foi que os areia-branquenses foram às urnas, em 7 de outubro de 2012, para fazer da fisioterapeuta Luana Bruno (PMDB) a primeira prefeita eleita do município.

fm 4 ESSA

Maria de Góis Mendes e no alto a foto da mãe Maria Mendes, que foi a primeira mulher a administrar o município de Areia Branca, na década de 40

Fotos: Erivan Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações