sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Governadora participa da missa em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal

Nossa Senhora da Apresentação Ivanízio Ramos (1)

Celebração na Catedral Metropolitana aconteceu na manhã de hoje

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) participou na manhã desta sexta-feira, 21, da missa em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. A celebração na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, é uma das atividades de encerramento das comemorações nas quais acontecem desde o dia 11 de novembro. O tema da festa este ano é "Com a Virgem da Apresentação anunciamos o Evangelho da Família".

"Vivemos uma semana de renovação da fé em Nossa Padroeira. Que ela nos apresente sempre os bons caminhos e proteja a todos. Estou muito feliz em participar, pois a missa é um momento de reforçar a nossa fé", disse a Chefe do Executivo, que participou da celebração lendo um trecho do livro de Zacarias, na primeira leitura da Liturgia da Palavra.

As atividades desta sexta começaram a partir da meia-noite, quando aconteceu uma vigília na Pedra do Rosário, feita pela Comunidade Católica Shalom. Às 3h30, ocorreu a procissão fluvial no Rio Potengi. Em seguida, às 5h30, foi realizada uma missa na Pedra do Rosário, celebrada pelo Padre Júlio César Souza Cavalcante, da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária.

Ainda pela manhã, uma outra missa foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Antiga Catedral, ministrada pelo bispo emérito de Natal, Dom Matias.

A imagem foi encontrada por pescadores nas margens do Rio Potengi, no dia 21 de novembro de 1753. "Ela é um presente que Deus preparou para entregar ao nosso povo. É festejada e amada por todos nós, a nossa padroeira de Natal. Estamos aqui para falar que vamos celebrá-la, assim como os pescadores fizeram quando a encontraram", disse Dom Jaime Vieira Rocha em sua homília.

Nossa Senhora da Apresentação Ivanízio Ramos (3)

Rosalba recebeu uma réplica de Nossa Senhora da Apresentação nas mãos do arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha

Na ocasião, o arcebispo agradeceu o apoio da governadora e do Governo do Estado aos festejos à padroeira.

Também nesta sexta acontecerá a tradicional procissão, cuja imagem da santa sairá da Antiga Catedral, no bairro de Cidade Alta, percorrerá as ruas de Natal e chegará à Catedral Metropolitana, onde será feita uma missa de encerramento das comemorações, celebrada por Dom Jaime.

No final da celebração, Rosalba Ciarlini recebeu uma réplica de Nossa Senhora da Apresentação nas mãos do arcebispo como forma de agradecimento pela aprovação da emenda parlamentar para a realização das obras de impermeabilização da Catedral.

Sobre Nossa Senhora da Apresentação

Nossa Senhora da Apresentação Ivanízio Ramos (2)

Fiéis e devotos compareceram à missa em homenagem à padroeira de Natal

Baseada em tradições orais, citadas pelo historiador Itamar de Souza do fascículo no “Nova história de Natal”, publicada pelo jornal Diário de Natal, um grupo de pescadores, no dia 21 de novembro de 1753, encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi e pensaram que fosse a imagem de Nossa Senhora do Rosário. 

Dentro desta caixa estava escrito a seguinte mensagem: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.

Então, eles foram avisar ao padre Manoel Correia Gomes Pressurroso, que era vigário da paróquia. Entretanto, o dia 21 de novembro é celebrado o dia da apresentação de Nossa Senhora no templo. Por isso, a santa recebeu este nome.

Os festejos em honra de Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas, como missas, procissões e novenas, são feitas na Pedra do Rosário (onde a imagem foi encontrada), a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e na Catedral Metropolitana. (Com informações Assecom/RN).

Fotos: Ivanízio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações