quarta-feira, 20 de março de 2013

Fundação de Apoio ao Idoso “Rita Fernandes de Souza” promoverá a VI Capacitação Para Cuidadores de Idosos com dois dias de programação

ENSNEducandário Nossa Senhora dos Navegantes, um dos locais do evento

A Fundação de Apoio ao Idoso “Rita Fernandes de Souza” promove a VI Capacitação Para Cuidadores de Idosos, que tem como tema geral “Novos olhares sobre o envelhecimento”. O evento acontece nesta quarta-feira, 20, e amanhã, 21, com o apoio total da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Gerencia Executiva de Políticas Pública.

A capacitação tem carga horária de 20 horas/ aula, tendo como público alvo cuidadores e técnicos da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) da cidade de Areia Branca, a Fundação de Apoio ao Idoso.

A programação nesses dois dias de atividades será desenvolvida nos auditórios do Educandário Nossa Senhora dos Navegantes (ENSN) e da Escola de Ensino Profissionalizante, na Agência da Capitania dos Portos local.

A Lei 10.741/2003, do Estatuto do Idoso, no seu Art. 3º diz o seguinte: “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Partindo desse princípio, o evento que inicia hoje, em sua sexta edição, tem como objetivo capacitar profissionais que trabalham na Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI’s) da cidade de Areia Branca, visando aprimoramento de suas práticas diárias, buscando cada vez mais uma melhor qualidade de vida para os idosos residentes/abrigados, baseado na Política Municipal do Idoso, Política Nacional do Idoso, o Sistema Único da Assistência Social, o Sistema Único de Saúde e o Estatuto do Idoso.

Programação

Quarta-feira - 20/3/2013

7h30 – Credenciamento

8h – Abertura

8h30 – 1ª Palestra, tema: “Motivação e ética: Instrumento para um trabalho com excelência”

Facilitadora: Dorisangela Maria de Oliveira Lima (Assistente Social – Especialista em RH de Gestão Pública)

9h30 – Lanche

9h45 – Retorno – continuação

12h30 – Almoço

13h30 – 2ª Palestra tema: “Noções básicas de cuidados de enfermagem, higiene e bio segurança com o paciente e o cuidador”

Facilitador: Glaubert Braz (Enfermeiro/Coordenador do PSF Ana Paulino)

15h – 3ª Palestra tema: “Orientações Fisioterápicas - Posicionamento e transferência, mobilização e manuseio corretos”

Facilitador (a): Hedney (Fisioterapeuta)

16h40 – Encerramento do dia.

Quinta-feira - 21/3/2013

IDOSOS 2 OK_thumb[1]Cuidar do idoso é uma atividade que requer constante aprimoramento

8h – 1ª Palestra tema: “Dinâmicas de entrosamento: Espírito de colaboração, aceitação das sugestões entre si; relacionada ao trabalho”

Facilitador (a): Equipe Técnica FAIRFS

8h30 – 2ª Palestra tema: “Nutrição no envelhecimento: Alimentação e saúde do idoso”

Facilitador: Carlos Alexandre (Nutricionista)

9h30 – Lanche

10h30 – 3ª Palestra tema: “Saber ouvir a pessoa idosa: respeito às individualidades”

Facilitadora: Larissa (Psicóloga - Cras)

12h30 – Almoço

14h – 4ª Palestra tema: “O cuidador e a pessoa idosa: O papel do cuidador do idoso: Noções básicas Cuidando de quem cuida”

Facilitadora: Cássio Clayton (Psicólogo)

15h30 – 5ª Palestra tema: “Qualidade de vida para o envelhecimento, controle emocional e compreensão das limitações, convivência sócio profissional e familiar”

Facilitadora: Maria das Graças (Assistente Social)

16h40 – Encerramento e entrega dos certificados

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações