sexta-feira, 15 de março de 2013

Curso de moço de convés poderá não acontecer devido número reduzido de candidatos inscritos; Federação busca solução para viabilizar processo

RICARDO PONZI E FRANCISCO VENTURARicardo Ponzi, presidente da FNTTAA, e Francisco Ventura, Diretor Regional da Federação, buscam alternativas para curso acontecer  

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte emitiu no dia 25 de fevereiro, edital para processo seletivo de admissão ao Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-I C), do grupo marítimo Moço de Convés, com período de inscrição de 25 de fevereiro a 11 deste mês, podendo ser feitas em Natal e em Areia Branca, em seus órgãos executores.

Ao contrário dos anos anteriores, que centenas de candidatos disputavam uma vaga, este ano o número de inscritos não preencheu nem o total de vagas ofertadas, que eram 30 em Natal e 30 em Areia Branca. Para o curso ser realizado, seria necessária a inscrição de 50% das vagas disponíveis, ou seja, 15 candidatos.

No último dia de inscrição foram registrados 23 candidatos aptos para serem submetidos a uma prova escrita eliminatória, em nível de 9º ano do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e Matemática.

Segundo apurou o Blog, no último dia 12, aconteceu uma surpresa. Uma empresa da cidade que teria indicado 10 candidatos, retirou da Agencia da Capitania dos Portos em Areia Branca a carta de recomendação. Com o número reduzido para 13 candidatos, ficou inviabilizada a realização do curso.

Ainda de acordo com o que foi levantado pelo Blog junto ao setor marítimo, um dos motivos da restrição da quantidade de candidatos, deve-se ao fato da carta de recomendação exigir da empresa o compromisso de fornecer as vagas para estágio embarcado para cumprimento do Programa de Instrução no Mar (PIM), pelo período de dois meses mediante assinatura de convênio para os candidatos. Além disso, o estágio para o Praticante de Moço de Convés deverá ser a bordo de embarcação classificada para navegação em mar aberto, com arqueação bruta igual ou superior a 500.

Apesar das barcaças das empresas de Areia Branca possuir arqueação bruta superior a 500 e navegarem em mar aberto, o transporte de sal entre o Terminal Salineiro e as cidades de Galinhos, Macau e Areia Branca é classificado como “navegação interior parcialmente abrigada” (Área 2). AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS OK             Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, responável pelas inscrições dos candidatos

Por determinação da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, a Superintendência do Ensino Profissional Marítimo, elaborou o Programa de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM – 2013) com reformulação nos cursos de formação de aquaviários, tais como: moço de convés, moço de máquinas e pescador e de adaptação como, cozinheiro, taifeiro e auxiliar de saúde. As medidas atingiram vários estados, sendo alguns inviabilizados de realizarem os determinados cursos

O sindicalista e Diretor Regional da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários (FNTTAA) em Areia Branca, Francisco Ventura, informou que está preocupado com a possibilidade de não acontecer o curso em Areia Branca.

Diante disso, por meio do assessor jurídico da FNTTAA, advogado Dario Lima, foi enviado ofício ao Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, Capitão-de-Fragata, Rodolfo Góis de Almeida, questionando alguns itens do edital, na expectativa de ser encontrada uma solução viável para a realização do curso CFAQ-I C, (Moço de Convés) em Areia Branca.

4 comentários:

  1. Aqui em Cabedelo esta acontecendo a mesma coisa, aqui esta aberto ocurso para moço de conves pelo ifpb, porém na cidade não tem nenhuma empresa que possa emitir esta carta, então qual o caminho a ser seguido, por favor espero resposta pois estou classificado como 2° colocado e não tenho esta carta.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Cabedelo esta acontecendo a mesma coisa, aqui esta aberto ocurso para moço de conves pelo ifpb, porém na cidade não tem nenhuma empresa que possa emitir esta carta, então qual o caminho a ser seguido, por favor espero resposta pois estou classificado como 2° colocado e não tenho esta carta.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Rio está acontecendo o mesmo problema. As empresas não querem ter nenhum gasto ou alegam dar estágio para outra categoria. Como devemos fazer se só é possível fazer a inscrição com a carta???

    ResponderExcluir
  4. posso apostar que, quem enventou essa norma, nâo sabe a dificuldade de se arrumar um estagio.levando em conta que para ter contado com o orgao que possa emitir essa carta o candiato tem que conhecer alguem que conhese alguem e assim por diante.se por um dia,essas altas patentes saisem do escritorio do ar refrigerado para conhecer o sacrificio diario da grande maioria das pessoas que pretendem algo melhor para si e para familia,talves fosem mas senciveis ao redigir tais normas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações