sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Município entra na reta final do processo de avaliação dos indicadores que vão determinar o Selo Unicef

FRANCISCA BATISTA ANUNCIA NOVOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃOA secretária municipal de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef em Areia Branca, assistente social Francisca Batista, informa que até o final de novembro os municípios participantes do Selo Unicef - Município Aprovado, edição 2009-2012, estão envolvidos em um intenso processo de avaliação em relação à melhoria concreta das condições de vida de suas crianças e adolescentes nos últimos anos.

Conforme estabelecido na metodologia do Selo, os municípios estão sendo avaliados em três eixos que o Unicef considera essenciais para o avanço dos direitos das crianças e adolescentes: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social.

A assistente social Francisca Batista é articuladora do Selo no município

A avaliação está sendo feita no âmbito de cada estado, considerando grupos de municípios semelhantes. Os avanços de cada município serão comparados ao desempenho da média de seu grupo. O anúncio nacional dos municípios certificados será realizado na segunda quinzena de novembro.

Um dos municípios credenciados à certificação do Unicef, Areia Branca vem cumprindo todas as metas estabelecidas pelo Selo, com destaque as mobilizações realizadas por meio dos encontros setoriais e fóruns comunitários. Foram momentos marcantes na caminhada rumo ao Selo Unicef e principalmente pela melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Mesmo estando chegando à reta final, a articuladora Francisca Batista diz que o trabalho de realização de atividades para cumprimento do Plano de Ação do Selo continua, pois em novembro serão anunciados os municípios aprovados e em dezembro Unicef e parceiros promoverão eventos de certificação nos municípios aprovados.

Sobre o processo de avaliação em relação à melhoria concreta das condições de vida de suas crianças e adolescentes nos últimos anos, a Equipe Avaliação e Monitoramento do Unicef informa que nem todos os municípios que se inscreveram, em 2009, nesta edição do Selo, realizaram todas as etapas obrigatórias da metodologia, como o primeiro e o segundo fóruns comunitários. Essas etapas foram essenciais para a coleta de dados que agora estão sendo processados. Quem não realizou os fóruns comunitários, por exemplo, não pode ser avaliado neste momento.              Prefeito “Souza” contabiliza indicadores positivos em prol das crianças e adolescentes 

Na avaliação estão sendo utilizados os dados mais recentes disponíveis até o momento. A maioria deles é referente a 2011, alguns de 2010 e outros de 2012. Esta edição do Selo busca avaliar e valorizar o esforço realizado pelos municípios de 2009 a 2012.

Desde setembro cada município está recebendo o conjunto de indicadores mais recentes que estão sendo considerados pelo Unicef para que possam checar e fazer questionamentos às fontes oficiais caso haja discordância.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações