quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sistema de iluminação especial completa as mudanças na estrutura externa da matriz

IGREJA LUZAlém da calçada em formato de barco, igreja matriz terá sistema de iluminação especial

Como parte do projeto Porto da Conceição, a Paróquia de Areia Branca avança com as obras de transformação da parte externa da estrutura da Igreja Nossa Senhora da Conceição, cujo pátio e calçada ganham o formato de um barco.

A mudança da estrutura do pátio e da calçada da igreja é uma alusão aos navegantes, como forma de preservar a tradição dos festejos em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, cuja festa iniciou na matriz e posteriormente ganhou uma igreja com o nome da santa.

O projeto, na concepção do pároco local, padre Luiz Sampaio, visa adaptar a igreja matriz ao estilo da festa que este ano completou 100 anos.

Desde o ano passado a paróquia tem introduzido nas suas atividades de cunho festivo o projeto Porto da Conceição, que tem como objetivo resgatar os tempos áureos da navegação e efervescência do comércio na área portuária do Cais Tertuliano Fernandes nas décadas de 20 e 30. Ali, era local de embarque e desembarque de navios a vapor, que vinham da Europa, do Porto de Gênova (Itália), Recife e Rio de Janeiro.

O projeto visa resgatar também as festas tradicionais da época realizadas no porto, como pastoril, bailes, serenatas, marujada, o carnaval, o “urso” (que veio com os vaporseiros de Veneza).

Além do inusitado formato de um barco na parte externa, a igreja matriz será dotada de um moderno sistema de iluminação que a tornará um ponto de referência que poderá ser visto e apreciado à distância. À noite, os potentes refletores produzirão um jogo de luzes que dará a impressão que o templo religioso é uma enorme embarcação em movimento.

Veja mais fotos ilustrativas de como será a iluminação da igreja, após as obras da calçada.IGREJA LUZ 2 IGREJA LUZ 3

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações