quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Porto do Mangue comemora a emancipação política com shows em praça pública

PORTO DO MANGUE, EMANCIPAÇÃO POLÍTICACidade de Porto do Mangue está em festa, hoje, data do seu aniversário

Nesta quarta-feira, 28, o município de Porto do Mangue estará realizando a tradicional festa de emancipação política. A programação alusiva à data foi aberta ontem, 27, com apresentações de grupos artísticos locais e um show gospel com o cantor Chagas Sobrinho, na Praça Central.

O ponto alto da programação serão os shows de hoje, a partir das 22h, na Praça Central, com Dorgival Dantas e Forró dos Plays. A festa da emancipação é organizada pela prefeitura de Porto do Mangue e a expectativa é que atraia um bom número de visitantes do Litoral Norte, da Região Salineira e da capital do Estado.

Devido às festividades, hoje em Porto do mangue é feriado municipal.

Emancipação

A história da emancipação política de Porto do Mangue teve origem com a pujança do seu setor marítimo. Atraídos pela movimentação cotidiana causada pelo pequeno porto marítimo localizado à beira de um mangue, várias famílias de trabalhadores em atividades marítimas deram início a um povoamento que devido a sua localização, recebeu o nome de Porto do Mangue.

A prosperidade alcançada com a pesca, a extração vegetal e o cultivo de pequenas lavouras, impulsionou o crescimento do povoado.

A luta pela emancipação política contou com a participação de toda a comunidade e de várias lideranças regionais.

No dia 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Mangue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações