domingo, 9 de outubro de 2011

Três escolas de Areia Branca conquistaram o Selo Escola Solidária 2011 e outros projetos

CEESLAUVA ESCOLA ABAlém de conquistar o selo, a Escola Maria Lauretânia inicia em novembro mais dois importantes projetos

A Escola Estadual Professora Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale foi contemplada com o Mais Educação e o Segundo Tempo, projetos que começarão a ser desenvolvidos em novembro, com acompanhamento da professora Socorro Bezerra, da Diretoria Regional de Educação (Dired) em Mossoró.

A escola, que divide sua estrutura física com o Centro de Educação Especial Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale (Ceeslauva), também conquistou o Selo Escola Solidária 2011. Além desta, em Areia Branca mais dois estabelecimentos de ensino ganharam o selo: o Educandário Nossa Senhora dos Navegantes (da rede privada) e a Escola Municipal Santo Expedito, localizada na comunidade rural de Redonda.

Criado em 2003, o Selo Escola Solidária é um reconhecimento ao trabalho de escolas brasileiras comprometidas com uma prática de cidadania e que desenvolvem projetos de voluntariado educativo. Realizada a cada dois anos, a iniciativa já contemplou mais de 16 mil escolas de educação básica, do ensino público e particular, em todos os estados brasileiros.

O selo tem o objetivo de identificar e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias, além de reconhecer e divulgar projetos de voluntariado educativo exemplares.

A lista das 3.030 escolas agraciadas com o Selo Escola Solidária 2011 foi divulgada dia 14 de setembro. O Blog publica uma síntese dos projetos premiados em Areia Branca.

Escola Estadual Professora Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale

CEESLAUVA MEIO AMBIENTE laurCuidado com o meio ambiente norteou o projeto da escola 

O projeto “Semeando Esperança colhendo Cidadania” surgiu pela necessidade de unir a prática e o cuidado que se deve ter com o meio ambiente, a natureza e com o bem-estar social da comunidade, que a partir dos ensinamentos, não somente da teoria, como também da prática nas atividades dos alunos, realizadas ao longo da semana, no projeto “Colhendo Esperança, Colhendo Cidadania”.

“O ponto alto da aprendizagem, foi o envolvimento dos alunos quanto a limpeza da escola, o cuidado com as plantas e a mudança alimentar da merenda escolar, que a partir deste projeto, uma vez por semana a merenda servida na escola é SALADA DE FRUTA. Houve uma conscientização e mobilização em forma de um mutirão e limpeza dos canteiros da escola, da rua e da própria casa. Também foi feito uma coleta de garrafas pet para construir os canteiros, composto orgânico ou restos de comidas e mudas de plantas em geral. A realização do projeto, " Semeando Esperança, Colhendo Cidadania" é contínua pois faz parte de uma ação continuada da nossa escola e todo ano na semana do meio ambiente reativamos as aprendizagens e a interação das turmas, da família e da escola como um todo. Outro aspecto importante que deve ser observado, é que como a nossa escola é inclusiva, temos muitos alunos especiais e que se envolveram de forma atuante”, diz o texto do projeto que deu à escola, que tem à frente a competente educadora Maria de Fátima Luz, o Selo Escola Solidária 2011.

Escola Municipal Santo Expedito (Redonda)

REDONDA NA ZONA RURAL[3]Comunidade de Redonda teve escola contemplada com o selo

Projeto: “Preservar o Meio Ambiente através da reciclagem”.

Como surgiu e ideia: visando um trabalho interdisciplinar na perspectiva de desenvolver atividades contínuas que possam proporcionar ao educando uma mudança de postura em relação ao meio ambiente para que os mesmos possam dar a sua contribuição para sustentabilidade dos recursos naturais como forma de garantir a sobrevivência das gerações contemporâneas e futuras.

“Observar e identificar os tipos de plantas e para que servem no uso cotidiano, bem como na medida do possível, o tempo de crescimento dessas plantas concretizada na arborização, jardinagem e horta. Bem como, trabalhar de forma contextualizada o tema meio ambiente, envolvendo os aspectos econômicos, políticos e sociais. Criar mecanismos de motivação para a construção de trabalhos científicos, envolvendo os aspectos climáticos, vegetação, água e solo. Realizar mutirão de limpeza das praias de Morro Pintado, Redonda e Cristovão”, segue o texto.

“Através deste estudo, podemos observar que todos participantes mostraram interesse em colaborar diretamente com o meio ambiente, visando respeitar o próprio ambiente em que vivem inseridos e ao mesmo tempo, retirar dele objetos a serem reciclados e reaproveitados. Assim, garantimos a sobrevivência do nosso planeta”, encerra o projeto da escola que é dirigida pelo professor José Nairton de Freitas Rebouças.

Educandário Nossa Senhora dos Navegantes

EDUCANDÁRIOEducandário focou no seu projeto os valores que constituem a família

Projeto: “Família x Subjetividade Contemporânea”

A idéia do projeto surgiu da necessidade de possibilitar aos alunos refletirem e pensarem sobre si mesmos, sobre o mundo e sobre os valores de maneira relevante, onde se busca enfocar a necessidade de conhecer as variadas constituições de família, enfatizando os valores éticos, morais, religiosos, sociais e políticos da sociedade.

“Através das figuras da família o aluno deverá montar uma redação sobre a rotina da sua família; Cantar, dançar e dramatizar a família que a série escolheu para aborda na culminância do projeto; produzir mural com os diferentes tipos de família; assistir a vídeos relacionados ao tema e em seguida realizar um debate construtivo; pesquisar sobre o modo de vida da família que for dramatizar no projeto”, diz o texto.

“Atitudes de respeito com relação às diferentes formas de família, reconhecendo assim a importância do papel da família na construção da identidade”, foram os objetivos alcançados com o projeto, de responsabilidade de Thaysa Fernandes de Aguiar Melo, coordenadora de Educação Infantil e Nível Fundamental do Educandário.

Um comentário:

  1. Parabéns a esta Casa de Educação e a todos os seus colaboradores. Foi um espetáculo belíssimo! Tive a alegria de assisti-lo, foi uma noite de muita reflexão sobre a FAMÍLIA e sua incomensurável importância.
    Prof. Fabiano Silva (pai de Ana Francis do 3º Ano).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações