Começaram as obras de construção do novo pátio da igreja matriz em formato de barco
Trabalhadores iniciam construção do novo pátio da igreja matriz
Começa a sair do papel o projeto de transformação da parte externa da estrutura da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Areia Branca. A ideia partiu do pároco local, padre Luiz Sampaio Rego, que vai construir uma nova calçada ao redor do templo religioso, mas em formato de um barco.
Toda a parte da frente da igreja matriz foi cercada com compensados para o início das obras nesta segunda-feira, 24. A remoção da antiga calçada segue o projeto original e está sendo quebrada seguindo os parâmetros do novo modelo.
Riscos de giz na calçada orientam os trabalhadores em relação aos traços do projeto
Segundo o mestre de obras, Walter Sales, a parte mais delicada do projeto é justamente a da frente da igreja, que representa a proa do barco, que terá mais de um metro de altura com parapeito, para que as pessoas tenham a impressão de que realmente estão a bordo de uma embarcação.
A mudança do formato do pátio e calçada da igreja é uma alusão aos navegantes, como forma de preservar a tradição dos festejos em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, cuja festa iniciou na matriz e posteriormente ganhou uma igreja com o nome da santa.
Modelo original de como ficará o novo pátio/calçada da matriz
O projeto, na concepção do pároco local, visa adaptar a igreja matriz ao estilo da festa que este ano completou 100 anos.
.
.
.
.
.
Pesquisar Notícias
Notícias por Tema
Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
Acho simplesmente uma obra desnecessária e de extremo mau gosto. Penso que devemos cuidar e manter o nosso patrimônio, mas com cuidado e atenção para preservar a tradição e valor cultural. Acho que seja mais uma reforma que vai totalmente contra a peculiaridade e beleza da arquitetura da nossa Igreja Matriz. É, realmente, lamentável não manter o estilo de uma Igreja que era tão bonita!!!! Como areiabranquense, deixo o meu protesto!!!
ResponderExcluir