sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Baleia jubarte agoniza diante da fragilidade dos órgãos responsáveis pela sua proteção

BALEIA VOLUNTÁRIOS AJUDAMVoluntários fazem plantão e ajudam como podem na tentativa de salva o animal (Foto da Internet) 

O encalhe da baleia jubarte na praia de Upanema, litoral de Areia Branca, serviu para expor uma realidade: a falta de estrutura dos órgãos ditos de proteção aos animais. O animal agoniza em águas rasas desde a manhã de ontem, 20, sem que absolutamente nada de positivo tenha sido feito até agora pela sua sobrevivência.

À frente da operação de salvamento da baleia, biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca, iniciativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) que realiza trabalho de monitoramento neste litoral, usa mais da teoria do que da prática. Vale ressaltar a boa vontade desses profissionais e respeitar a competência da bióloga Bernadete Fragoso, que coordena as ações. Mas, em termos de estrutura de trabalho, o Cetáceos é zero.

Quem de fato e de direito deveria estar conduzindo a operação de resgate e remoção da baleia jubarte para as zonas de águas profundas, era o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ontem veio com uma equipe, constatou a gravidade do caso, mas pouco ou quase nada fez em defesa do animal.

Até agora, os órgãos envolvidos na operação mostraram fragilidade diante da falta de equipamentos para enfrentar uma situação tal qual a que se apresenta. Ontem, na praia, a impressão que se tinha era a de que alguns “técnicos” “envolvidos” na operação de salvamento da baleia pareciam estar com receio até de colocar os pés na água.

Diante de tudo isso, fica uma certeza: o areia-branquense continua dando lição de solidariedade. Não fossem os voluntários, pessoas que inclusive deixaram seus afazeres para ajudar de uma forma ou de outra, a situação do animal talvez fosse pior. Ou quem sabe, já teria antecipado o que parece óbvio: a morte. Deus queira que não!

O Editor.

3 comentários:

  1. Parabéns a equipe dos Cetáceos da Costa Branca que mesmo diante a dificuldade continuam monitorando e cuidando da jubarte sem um verdadeiro apoio dos orgãos competentes que tem ferramentas necessarias para resgatar o indefeso animal, protegendo até mesmo de alguns barbaros e selvagens que torcem para que o animal chege a morrer para tirar proveito da situação. É uma verdadeira vergonha... cadê IBAMA, MARINHA e orgãos a mais competentes pela proteção dos animais? É assim que salva um animal? Contando apenas com possibilidades! Todos que vem acomphando a agonia dessa baleia sabem que basta um pouco interesse que as soluções aparece.Mas infelizmente resgatar uma baleia ainda com vida que agoniza a mais de 24 horas não é de interesse finananceiro, político e nem traz mérito a ninguém!!! Virar as costas para um animal nessa situação é mesmo que tirar a sua vida! Os cetáceos sim trabalham por amor a natureza!

    ResponderExcluir
  2. Realmente está de parabéns os profissionais do cetáceos e voluntários mesmo com todas as dificuldades, pois nosso governo só pensa na porcaria de copa do mundo e nada de educação;Parabéns também para as ditas autoridades pela impotência diante dos fatos:ibama,marinha,governo do estado e municipal,deveriam criar vergonha na cara pois mostram a falta de respeito com a vida,já que desencalhar baleia não dá votos.Agradecer a iniciativa privada da cidade mobilizando barquinhos de papel para mover um animal de 20.000 KG ,havendo tantos rebocadores e guichos no litoral,porém rebocar baleia também não dá dinheiro.Sou areiabranquence e me envergonho dos barbaros e selvagens que lá estão apenas pensando em quantos quilos de carne levaram para suas casas.

    ResponderExcluir
  3. Porque os comentários feitos mediante a situação não são aceitos? O motivo é para que o povo não veja qual é realmente a opnião pública? Fala sério.... Como tudo em Areia Branca se fizesse ênfase a política e desdenhada em elogios ja estaria postado!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações