terça-feira, 26 de julho de 2011

Caern elabora estudos e projetos para levar água para o município de Serra do Mel

BIBIANO CAERNPrefeito Bibiano (centro) vai a Natal para nova reunião na Caern 

Na tarde desta quarta-feira, 27, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) promoverá reunião com representantes e moradores de comunidades em Serra do Mel para apresentar medidas de combate ao desperdício de água, uma das causas principais da irregularidade no abastecimento no município. A empresa pretende implantar uma série de melhorias, entre elas o pedido à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de elaboração de um projeto amplo para atendimento com água e esgotos no município.  Essas melhorias só podem ser implementadas com a concessão plena à Caern dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, atualmente sob a responsabilidade do Município.

Engenheiros da Caern estiveram na última semana em Serra do Mel, para obter informações sobre os sistemas de abastecimento de água nas vilas e comunidades rurais do município. Após a visita dos engenheiros da Companhia, Marcos Rocha, assessor Especial de Empreendimentos, Nehilton Barreto, gerente regional, Gleice Paz Lira, chefe de Operação e Manutenção da Companhia em Mossoró, e Valmir Melo da Silva, da Gerência de Projetos, será elaborado um diagnóstico da situação atual do sistema de abastecimento de água do município.

A primeira etapa do trabalho será o levantamento de todas as ligações de água existentes na subadutora Jerônimo Rosado, que abastece, entre outras localidades, cinco assentamentos do município. Também será feita a verificação das condições dos poços tubulares de onde é captada água para 23 vilas.

SERRA_DO_MEL_ENTRADA_DA_CIDADE_thumb[1]Serra do Mel enfrenta sérios problemas de abastecimento de água

A companhia vem colaborando com o serviço de distribuição de água de Serra do Mel há vários anos, alcançando aproximadamente 15 mil habitantes, nas vilas e comunidades rurais. A empresa participa da manutenção dos poços localizados nas vilas Mato Grosso, Alagoas e Bahia, que juntos produzem 95 mil litros de água por hora. A Caern pretende investir nas comunidades rurais, implantando o modelo de autogestão para os consumidores administrarem os serviços de abastecimento de água.

PLANO

A Lei do Saneamento (11.445/07), determina que para se habilitar à obtenção de recursos financeiros junto aos órgãos públicos, o município precisa ter um Plano de Saneamento Básico. A Caern está oferecendo apoio técnico a 78 prefeituras na produção do documento e continua recebendo os pedidos dos demais representantes municipais que tem contrato de concessão com a Companhia. No Plano devem constar metas para os períodos de 2012 a 2015 de 2016 a 2026 e de 2027 a 2041, respectivamente, períodos que compreendem os curto, médio e longo prazos.

Em Serra do Mel a Caern pretende instalar mecanismos de controle do volume de água na subadutora Jerônimo Rosado, com base nas informações obtidas durante o levantamento feito nos domicílios e estações de bombeamento de água. Marcos Rocha acredita que em 90 dias a empresa terá um diagnóstico das condições atuais do abastecimento das vilas e comunidades rurais. Rocha disse que a companhia vai também prestar todo apoio necessário à Prefeitura na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Serra do Mel. (Lígia Cortez – ACS Caern).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações