quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto Cultural de Areia Branca e mais 12 iniciativas recebem o Prêmio Cultura Viva

Microsoft Word - Resumos premiadas_VF A terceira edição do Prêmio Cultura Viva foi dirigida a iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação

Ao definir o tema “Cultura e Comunicação” para essa edição, o Ministério da Cultura (MinC) pretende estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais que favoreçam a criação de situações comunicativas1 e a construção de espaços de diálogo, propiciando o reconhecimento e a divulgação do “saber fazer” das comunidades.

O prêmio busca destacar nessa edição as iniciativas culturais que estimulam a fluência comunicativa (a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos) e o trabalho colaborativo como condições preciosas para o reconhecimento da influência das práticas culturais no processo de construção de identidades, convivência e desenvolvimento.

O município de Areia Branca é um dos vencedores do prêmio este ano. Confira a relação das 12 iniciativas premiadas desta edição.

Categoria GESTOR PÚBLICO

1º LUGAR

Revista Tu Visse?!: registrando e divulgando o patrimônio imaterial da comunidade pesqueira

Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas

Bombinhas, SC, 2005

Criada em 2005, a Revista Tu Visse?! tem o objetivo de registrar os costumes e as tradições de Bombinhas e região, divulgando saberes e fazeres da comunidade pesqueira. São duas edições por ano, cada uma com tiragem de mil exemplares, distribuídos para todos os bairros do município e cidades vizinhas. As reportagens são feitas com grupos representativos da cultura bombinense: pescadores, mulheres maricultoras, parteiras, benzedeiras, donos de engenho de farinha, entre outros. Durante a fase de pesquisa, a equipe da Revista visita as casas das pessoas, processo que gera uma rede colaborativa, mobilizando diversas famílias. A divulgação e o lançamento também mobilizam toda a comunidade, criando uma efetiva valorização da cultura local.

2º LUGAR

PROJETO CULTURAL DO PROMAD-PETI CONCORRE A PRÊMIO NACIONAL Do Auto dos Navegantes ao Auto da Conceição Secretaria Municipal de Assistência Social - Promad Peti

Areia Branca, RN, 2009

A iniciativa é desenvolvida por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e envolve a zona urbana de Areia Branca e a comunidade rural de Ponta do Mel. Cerca de 420 crianças e adolescentes participam de oficinas socioeducativas e culturais, envolvendo uma equipe de 60 profissionais, que culminam em dois grandes espetáculos: o Auto dos Navegantes e o Auto da Conceição. O primeiro acontece em agosto e narra a fundação da comunidade, seus personagens, causos e lendas; o segundo é apresentado em dezembro e homenageia a padroeira oficial do município, Nossa Senhora da Conceição.

3º LUGAR

Noite do Canto e do Conto Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Recreação

Itaguaçu, ES, 2007

A Noite do Canto e do Conto está em sua nona edição e acontece semestralmente, tendo como prioridade as comunidades rurais de Itaguaçu. Ocupa o espaço das escolas e comunidades, mobilizando educadores, alunos, moradores, profissionais da Secretaria e autoridades do município para realizar um encontro em torno da memória. Causos, músicas tradicionais e religiosidade popular são relembrados em uma ambientação que incorpora elementos da culinária e cultura local, reconstruindo o passado para que o presente faça mais sentido. Como resultados, destacam-se a maior participação da população em eventos culturais do município, o novo vigor dado a grupos culturais locais e o acervo histórico como legado para as futuras gerações.

Categoria GRUPO INFORMAL

1º LUGAR

Teatro Lambe-Lambe - Caixeiros Viajantes Salvador, BA e outros municípios, 1989

O Teatro Lambe-Lambe é uma linguagem do teatro de animação criada por uma dupla de artistas, uma cearense e outra baiana, integrantes desta iniciativa. Consiste em uma caixa coberta por um pano preto, sob o qual um espectador é colocado para assistir ao espetáculo de curta duração. A apresentação pode acontecer nos mais diversos espaços. O Teatro Lambe-Lambe difundiu-se por diversos estados brasileiros e por países da América Latina. Participa de festivais, inclusive da Primeira Mostra de Teatro Lambe-Lambe, em Joinville, na qual as criadoras foram homenageadas. O grupo realiza oficinas e mantém o blog www.teatrolambelambe.blogspot.com.

2º LUGAR

Sacolão das Artes

São Paulo, SP, 2007

O Sacolão das Artes é uma ocupação cultural de um galpão, anteriormente utilizado como um sacolão hortifrutigranjeiro, localizado no bairro Parque Santo Antônio, periferia da Zona Sul de São Paulo. Seu principal objetivo é garantir à população da cidade de São Paulo, e principalmente da comunidade próxima, o direito de acessar bens culturais e produzir cultura. Para isso, promove uma programação diversificada, com atividades como cinema, teatro, dança, música, artes visuais, poesia, entre outros. O espaço tem uma gestão horizontal e cooperativa, que inclui os grupos culturais e as lideranças comunitárias, priorizando produções independentes e ação em rede com outros espaços e grupos culturais. Mantém o blog www.sacolaodasartes.blogspot.com.

3º LUGAR

Kundun Balê – música e dança afro como forma de expressão – o resgate da autoestima resultando em dignidade e cidadania Guarapuava, PR, 2006

A iniciativa atua na comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, na Colônia Socorro, em Guarapuava, que apresenta um dos menores IDH do Brasil. Para garantir à comunidade o exercício de seus direitos sociais, a iniciativa propõe a cultura como elemento aglutinador. A Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê promove estudos sobre a ancestralidade e os vários segmentos da cultura negra que resultam em espetáculos. Contribui para a permanência dos membros na comunidade, especialmente adolescentes e jovens. A Companhia participa de intercâmbios, shows, palestras e debates e mantém o site www.kundunbale.org.br.

Categoria ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

1º LUGAR

Agência de Notícias Favela é Isso Aí Favela é Isso Aí

Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, 2005

Atua na pesquisa, registro, documentação e comunicação voltados para as atividades culturais de vilas e favelas de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, com o objetivo de dar visibilidade a essa produção cultural. Articulam-se diversas ações: pesquisa de campo para a construção de um Banco de Memória sobre as comunidades e seus artistas; veiculação desse conteúdo no site da organização (www.favelaeissoai.com.br), em programas de rádio, jornal impresso bimestral e boletim eletrônico. A iniciativa realiza também assessoria de imprensa para os grupos artísticos das favelas.

2º LUGAR

Oficinas de Audiovisual AJI Ação de Jovens Indígenas de Dourados (AJI) / Grupo de apoio aos povos Kaiowa Dourados, MS, 2006 Distante apenas cinco quilômetros da zona urbana, a Reserva Indígena de Dourados é considerada um bairro periférico da cidade, o que faz com que os indígenas estejam em constante trânsito cultural. As oficinas técnicas de audiovisual (fotografia, roteiro, câmera e edição) proporcionam ferramentas para que os jovens indígenas, deslocados dos espaços de pertencimento de sua cultura original e não integrados a um novo espaço, criem documentários, ficções e matérias jornalísticas sobre a Reserva. Assim, comunicam-se com o interior e o exterior de sua comunidade, criando novas mediações e vínculos na organização da vida cotidiana.

3º LUGAR

Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe Oficarte Teatro e Cia

Municípios do Vale do Jaguaribe, CE, 1998

Articulando 18 grupos de teatro de 12 municípios do Vale do Jaguaribe, região do semi-árido, o Mergulho Teatral vai além de ser um encontro de artistas: é um espaço de reflexão sobre o teatro, seu papel social e cultural. São realizados encontros trimestrais itinerantes, em que se discutem as políticas públicas para a cultura na região, promovem-se oficinas, avalia-se a produção teatral. São encontros interdisciplinares, cujo maior objetivo é a troca de experiências para promover o desenvolvimento coletivo. Além disso, há um fórum virtual permanente e foram realizadas quatro edições do Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe (Festvale).

Categoria PONTO DE CULTURA

1º LUGAR

Revista Menisqüência! Quadrinhos* cultura* opinião*

Associação Instituto Sala 5

São Paulo, SP, 2001

A Revista Menisqüência! é uma publicação totalmente produzida e distribuída por jovens do distrito da Brasilândia, região noroeste de São Paulo. Sua concepção se dá em processos de formação específicos, que incluem oficinas de diversas áreas voltadas à produção da revista. Os participantes desenvolvem assim habilidades técnicas e artísticas produzindo uma revista cultural voltada para jovens, que trata de temas relevantes para esse público de forma inteligente e bem-humorada. Os conteúdos gerados nas oficinas também alimentam o site www.menisquencia.com.br.

2º LUGAR

Por Onde Passa a Memória da Cidade

Oficina de Vídeo – TV OVO

Santa Maria, RS, 2004

A iniciativa Por Onde Passa a Memória da Cidade visa recuperar, preservar e divulgar a memória de Santa Maria, registrando histórias de lugares e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Por meio do audiovisual, realiza reportagens e documentários, proporcionando à população uma reflexão sobre seu papel como construtora de sua própria realidade urbana. As obras audiovisuais são de diversos portes, exibidas em sessões cineclubistas itinerantes, em emissoras de TV, em festivais e nos ônibus da cidade (Projeto TV OVO no Ônibus). Há ainda um acervo audiovisual com depoimentos e histórias da região, além do site www.tvovo.org.

3º LUGAR

Circo de Todo Mundo

Centro Recreação de Atendimento e Defesa da Criança e Adolescente Betim, Nova Lima e

Belo Horizonte, MG, 1993

A iniciativa Circo de Todo Mundo tem como foco o desenvolvimento de atividades lúdicas, contemplando o protagonismo infanto juvenil, e concilia três eixos: defesa e garantia de direitos, estímulo ao processo educativo e atividades artístico-culturais. Com núcleos em Belo Horizonte, Betim e Nova Lima, oferece cursos de formação na área artística e de direitos humanos, oficinas de circo, dança e teatro. Mantém duas lonas de circo onde ocorrem os atendimentos e as apresentações e já produziu livros, CDs, jogos pedagógicos e espetáculos artísticos, além do site www.circodetodomundo.org.br. Os produtos de comunicação são criados para subsidiar a elaboração de políticas públicas, a replicação das ações, registrar a memória e a sustentabilidade da iniciativa. (Fonte: www.premioculturaviva.org.br).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações