sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Prefeito e vice de Guamaré são inocentados pelo TRE-RN, mas não escapam de multa

AURICÉLIO E TULIOAuricélio e Tullius escapam de cassação, vão pagar apenas multa de 20 mil UFIR’s

Em sessão realizada na tarde de ontem, 2, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) acolheu parcialmente recurso interposto contra Auricélio dos Santos e Marcos Tullius, prefeito e vice de Guamaré, reformando a sentença de primeiro grau apenas para aplicar multa de 20 mil UFIR’s, por reconhecer a prática de conduta vedada durante o pleito de 2008.

O recurso foi interposto por José da Silva Câmara, Mozaniel de Melo Rodrigues e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, através do Diretório Municipal de Guamaré. Segundo consta nos autos, o prefeito teria difundido pela cidade, através de panfletos, que seria o responsável pela liberação do cartão “Renda cidadã”, programa de assistência social do município. Afirmaram os recorrentes que a campanha teria sido pautada em ofertas e promessas econômicas para mudar a vontade das urnas, distribuindo gratuitamente através desse programa o valor de R$ 100,00 a famílias carentes, o que caracterizaria captação ilícita de sufrágio. Alegaram ainda que os recorridos distribuíram inúmeras camisetas vermelhas, configurando-se o abuso de poder econômico.

Ao votar, a relatora do processo, juíza Lena Rocha, entendeu que a propaganda por meio de panfleto configura a conduta vedada pelo artigo 73, IV, da Lei das Eleições, mas que neste caso não teria repercussão necessária para justificar a cassação do mandato, sendo suficiente a aplicação de multa no valor mínimo de 5 mil UFIR’s. Quanto à captação ilícita, a relatora entendeu que o prefeito dava continuidade a um programa já executado por gestões anteriores, não constituindo assim o abuso de poder econômico. Já a distribuição de camisetas, não havia provas no processo da alegação. Assim, em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral, votou no sentido de acolher parcialmente o recurso, reformando a sentença tão somente para aplicar aos recorridos, solidariamente, multa no valor mínimo legal.

Após o voto da relatora, o juiz Ricardo Moura, acompanhou o seu voto, divergindo apenas no quantum da multa, estabelecendo o valor de 20 mil UFIR’s. Os demais juízes votaram no mesmo sentido, prevalecendo assim o novo valor arbitrado. (Com informações do TRE-RN).

Um comentário:

  1. Capitação de sufrágio foi á do ex-prefeito Dedé Câmara que contratou mais de 1.500 funcionários só no periodo eleitoral (julho a outubro)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações