sábado, 27 de novembro de 2010

Fala, Memória: Ciência Noética. O futuro da cura ou ferramenta do terror?

AVATAR Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas reflexões incertas; porque o corpo corruptível torna pesada a alma e, tenda de argila, oprime a mente que pensa. Livro da Sabedoria – Bíblia.

Recentemente formulada como ciência, os objetivos e as metas perseguidos pela Ciência Noética já foram alvo de estudo pelas mais diversas correntes filosóficas, e fazem parte das tradições esotéricas das religiões.

Estudiosos do tema apontam a noética no filme Avatar, onde seres conseguem proezas se comunicando por telepatia

Derivada do grego nous, que significa mente - a alma racional -, inteligência ou formas intuitivas de conhecimento; uma compreensão global, completa e instantânea de qualquer questão sem o intermédio da articulação pela linguagem, equivalente ao insight moderno ou ao conceito de intuição. Tem foco especial no campo da ciência, saúde mente-corpo, psicologia, artes, ciências da cura, ciências sociais e espiritualidade. Na medicina, responderia a questões como o papel da mente na saúde e no processo de cura.

Segundo Platão, a noética era a mais elevada atividade mental possível. Tanto para Platão como para Aristóteles, nous expressava a dimensão do divino no processo da busca pelo conhecimento. Para Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, "Homem e animais são constituídos por uma dimensão biológica, uma dimensão psicológica e uma dimensão social; contudo, o homem se difere deles porque faz parte de seu ser a dimensão noética”.

Diversas perguntas permanecem ainda sem respostas definitivas e comprovações cientificas. O Instituto de Ciências Noéticas, na Califórnia, recebe financiamento de todo o mundo para estudar, dentre outros assuntos, como funciona o mecanismo da intuição, a relação entre o poder de criação e o potencial mental ainda não desenvolvido, bem como o papel das experiências extrassensoriais na vida das pessoas. Foi criado pelo astronauta Edgar Mitchell, tripulante da Apolo 14, em 1973. Estuda o poder da mente humana, baseado em antigos conhecimentos que, em outros tempos, pertenciam à magia, ao misticismo, à alquimia e à religião.

Os estudos indicam que o pensamento pode ser quantificado, por ter uma massa mensurável. Dessa forma, a ideia teria uma massa, e essa massa exerceria uma força de gravidade que poderia atrair massas iguais. De tal modo que se muitas pessoas se concentrarem no mesmo pensamento, as ocorrências desse pensamento passam a se consolidar em uma só, e a massa acumulada começa a aumentar.

Recentemente descobriu-se que meditações e preces coletivas produzem uma energia altamente ordenada, e capaz de alterar o mundo físico. Em outras palavras, descobriu-se que a intenção humana é capaz de afetar o mundo; que o pensamento direcionado pode alterar, entre outras coisas, a direção em que os peixes nadam em um aquário e as reações químicas do corpo humano. Em síntese, o pensamento humano pode transformar o mundo físico, e essa capacidade pode ser incrementada por meio da prática. E fica a pergunta: um razoável número de pessoas reunidas - com o pensamento concentrado - poderia alterar o funcionamento de um equipamento eletrônico?

Em O Símbolo Perdido, da Editora Sextante, Dan Brown discute, entre outras coisas, algumas questões da Ciência Noética, despertando e renovando em todos nós o interesse por esse fabuloso mundo ainda desconhecido das forças da mente humana.

Seria a confirmação científica do poder da egrégora - já conhecida pelos antigos gregos -, da magia e da alquimia? Os estudos de Paracelso sobre a energia gerada pela imposição das mãos estariam nesse amálgama de comprovações?

Na Grécia Antiga, o processo de cura se dava em uma asclépia, onde a pessoa era induzida ao sono pelo poder de algumas ervas – ritual de passagem -, e no dia seguinte despertava com as orientações de cura, feitas pelo próprio Asclépio. Aqui, um grupo de pessoas reunidas em torno de um único pensamento: a cura.

Haveria uma Medicina Noética, ou uma Psicologia Noética?

Seria prudente que as nações responsáveis criassem seus Institutos de Ciências Noéticas -, antes que esses conhecimentos caiam em mãos erradas.

Se é que já não estão.

Evaldo Alves de Oliveira, Médico e escritor

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações