sábado, 24 de abril de 2010

Projeto cultural da prefeitura vai imortalizar a trajetória de Francisco Souto Sobrinho

SOUTO O tempo é inexorável, mas o legado de 86 anos de história do emblemático Francisco Souto Sobrinho (Souto Sobrinho, nos meios artístico e profissional, e “Chico de Janjão”, no seio familiar) não foi sepultado com a matéria nesta sexta-feira, 23, às 16h, no cemitério Público São Sebastião.

Uma feliz ideia da prefeitura de Areia Branca possibilitará que as memórias do saudoso educador e ex-funcionário público municipal que galgou os mais elevados cargos durante sua trajetória de quase 50 anos convivendo com o poder, em nível local, sejam preservadas. No final do ano passado a Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac) iniciou um projeto com o objetivo de registrar em vídeo a cultura viva da cidade.

De acordo como a ideia foi concebida, com o aval do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), nesse primeiro momento serão feitas 50 entrevistas de pessoas da comunidade, com vasta experiência de vida e conhecimentos da história e da cultura locais. Em virtude do seu estado de saúde debilitado, Souto Sobrinho encabeçava essa lista, onde constam nomes como o escritor e folclorista Deífilo Gurgel, escritor e pesquisador José Jaime Rolim, Antônio Silvério, ex-prefeitos, médicos, educadores e cidadãos comuns que guardam verdadeiros tesouros no baú da memória.

A entrevista com Souto Sobrinho foi feita em novembro de 2009. A filmagem tem cerca de duas horas de duração, num bate papo descontraído onde o entrevistado narrou toda a sua trajetória e enriqueceu o trabalho com relatos emocionantes sobre a Areia Branca de ontem e seus encantos inesquecíveis.

A entrevista de Souto Sobrinho, assim como as demais que serão seqüenciadas no início do mês de maio, será editada e transformada em DVD. Os vídeos ficarão disponíveis à comunidade, principalmente os estudantes, na Biblioteca Pública Municipal José Justiniano Solon. E posteriormente ganhará espaço no futuro Museu da Imagem e do Som que a atual gestão pensa em instalar.

O professor Souto Sobrinho faleceu às 16h da quinta-feira, no Hospital Dix-sept Rosado, em Mossoró. Segundo o laudo expedido pelo médico que o atendeu, a causa da morte foi insuficiência respiratória. Além de educador, durante décadas Souto Sobrinho respondeu pela chefia de Gabinete dos prefeitos que assumiram o mandato a partir da década de 70. Tinha trânsito livre nos governos de Tarcísio Maia, Lavoisier Maia, José Agripino, Wilma de Faria e cultivava amizades com pessoas influentes na política. Membro de uma das mais tradicionais famílias da região, a família Souto, nome ligado ao comércio de sal, mas com ramificações nos diversos segmentos empresariais.

2 comentários:

  1. Felizmente o nosso amigo Anchieta Rolim foi o pioneiro dessa idéia de registrar em vídeo a história viva dos nossos ilustres munícipes. Não posso afirmar que a prefeitura está plageando sua idéia, todos nós que ficamos reunidos em conversa na calçada de seu "DONDINHO" somos testemunha viva de sua idéia, porque muito antes de surgir as matérias relacionadas a esse assunto, ele já havia começado esse trabalho, inclusive com o senhor Francisco Souto Sobrinho (Chico de Janjão).

    ResponderExcluir
  2. Souto Sobrinho em sua partida para o estágio superior da vida, nos deixa um especialíssimo legado de exemplo de dedicação e serviços prestados como cidadão, ao longo de seus mais de oitenta anos. Consciente, ele tinha a certeza do dever cumprido como areia-branquense.

    Veja nossa simples mas sincera homenagem no blog: www.alcindodesouza.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações