quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Mangueira é campeã do Carnaval 2016 no Rio de Janeiro com homenagem a Maria Bethânia

Homenagem a Maria Bethânia deu o título do Carnaval carioca à Verde e Rosa 

A Estação Primeira da mangueira se consagrou campeã do Carnaval 2016 no Rio de Janeiro, com 269,8 pontos, conquistando seu 18º título após apuração das notas realizada nesta quarta-feira, 10, na praça da Apoteose. Em uma disputa acirrada, decidida nos décimos, a Unidos da Tijuca ficou com o vice-campeonato.

Com apenas 265 pontos, a Estácio de Sá foi rebaixada para o grupo de acesso do Carnaval carioca.
A Mangueira encerrou a segunda noite de desfiles, já na madrugada de terça, homenageando a carreira da cantora Maria Bethânia, com o enredo "Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá".

Após o fim da apuração, Chiquinho da Mangueira, presidente da escola, disse que "sabia que seria uma disputa acirrada. Qualquer uma que fosse campeã seria merecida. Foi o Carnaval mais disputado dos últimos 20 anos, na minha opinião". Ele comentou qual foi o segredo da vitória: "Eu acho que a Mangueira juntou o que precisava juntar, que é a juventude com a tradição, respeitando o que a escola tem de mais importante, que é a sua comunidade". Neste ano, a escola trouxe um carnavalesco e coreógrafos da comissão de frente e do casal de mestre-sala e porta-bandeira estreantes.

Evelyn Bastos foi a última rainha a desfilar na terça-feira, pela Mangueira

A rainha da bateria Evelyn Bastos creditou a vitória "à comunidade, que esteve com a gente o tempo inteiro, fez ensaios maravilhosos e fez um honroso desfile", e à cantora Maria Bethânia. "A Bethânia é uma grande força. E dessas duas grandes forças unidas saiu a grande campeã do Carnaval carioca".

Ao fim do desfile, o carnavalesco Leandro Vieira havia dito que "foi um desfilaço". Já na comemoração, na quadra da escola, ele disse não ter sentido medo. "Não tive medo de ninguém, o único medo que eu tinha era da própria Mangueira. Estava confiante. A Mangueira apostou no novo e esse foi o diferencial".

Ao receber o troféu de campeã, os integrantes da escola homenagearam o puxador Luizito, intérprete oficial da Mangueira, que morreu em setembro do ano passado.

Homenagens musicais

O último título da Mangueira tinha sido conquistado em 2002

As homenagens a grandes nomes da música brasileira costumam dar sorte à Estação Primeira, que já venceu com enredos sobre Chico Buarque (1998), Dorival Caymmi (1986), Braguinha (1984), o próprio samba (1968) e o Carnaval (1960). A própria Bethânia já havia sido homenageada em 1994, com um enredo sobre os Doces Bárbaros, como era chamado o grupo formado por ela, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa. Na ocasião, a escola ficou apenas em 11º lugar, mas o samba ficou marcado como um dos melhores das últimas décadas.

O último título foi em 2002, com o Nordeste como tema. Depois disso, a escola passou por uma forte crise financeira, que levou a resultados ruins nos últimos anos. Mas a estreia do carnavalesco Leandro Vieira trouxe a escola de volta a sua melhor forma, com alegorias e fantasias suntuosas, que ao mesmo tempo facilitavam o desfile de seus componentes.

Estreia do carnavalesco Leandro Vieira trouxe a escola de volta a sua melhor forma

As notas foram lidas na seguinte ordem de quesitos: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços. Alegorias e adereços foi definido como primeiro quesito de desempate, e bateria, o segundo.

Foram considerados 35 jurados, já que um julgador do quesito bateria foi cortado por conta de suposta amizade com Zezé Di Camargo e Luciano, homenageados da Imperatriz.  Seguindo o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), foi repetida a nota mais alta obtida por cada escola no quesito.

A Mangueira somou 269,8 pontos. Na sequência vieram Tijuca (269,7), Portela (269,7), Salgueiro (269,5), Beija-Flor (269,3) e Imperatriz Leopoldinense (269,2). Essas escolas fazem no sábado, 13, o Desfile das Campeãs na Sapucaí. A Estácio de Sá (265) foi rebaixada.



Fotos/Reprodução: Jornal do Brasil/UOL/Rede Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações