segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Presidente da FJA confirma retomada do projeto da Casa de Cultural Popular de Areia Branca

Crispiniano Neto falou da retomada do projeto durante visita a esta cidade (Foto: Elisa Elsie)

O Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto (FJA), pretende retomar o projeto de instalação da Casa de Cultural Popular de Areia Branca. Foi o que disse ao Blog o presidente da FJA, Crispiniano Neto, durante sua vinda a esta cidade no sábado, 9, acompanhando o governador Robinson Faria (PSD) que cumpria agenda administrativa no município.

O projeto de instalação da Casa de Cultura local começou a ser executado em 2006. Depois de inúmeras interrupções os serviços paralisaram em definitivo em 2010. Hoje, o prédio onde deveria já estar funcionando a Casa da Cultura, está abandonado.

Conforme Crispiniano Neto, o governador vai retomar o programa e Areia Branca será uma das cidades contempladas. Ele disse que esteve reavaliando o prédio cedido pelo município para instalação da Casa de Cultura, nas proximidades da Agência da Capitania dos Portos, no Cais Tertuliano Fernandes.

Prédio cedido pelo município para instalação da Casa de Cultura (Foto: Do Blog) 

Segundo ele, a localização do prédio é boa, mas numa conversa com o ex-prefeito Bruno Filho (PMDB), pai da atual prefeita do município, Luana Bruno (PMDB), foi sugerido que a Casa de Cultura fosse construída no terreno do extinto Cine Miramar, que foi tombado pelo patrimônio do município. O local foi destinado à construção de um complexo cultural que chegou a ter as obras iniciadas, mas foram paralisadas por questões técnicas.

Para Crispiniano Neto, o local é mais adequado para instalação da Casa de Cultural do que o da rua do cais. Mas para mudança de local, será necessário fazer uma reanálise do projeto.

O projeto original do que seria o Centro Cultural de Areia Branca é bem parecido com o da Casa de Cultural Popular. O Centro seria composto de salão adaptado para shows, apresentações teatrais e realização de convenções com capacidade para mais de 700 pessoas sentadas, além de áreas reservadas para o desenvolvimento de oficinas de arte, dança e música, salão para exposições, entre outros. 

Já o projeto original da Casa de Cultura Popular de Areia Branca, conta com auditório, galeria de arte, bibliotecas abertas ao público e salas para oficinas de artes plásticas e cênicas que servem para fomentar a produção artística do município, por meio da realização de oficinas de artes, eventos culturais, palestras, seminários, exposições, apresentação de vídeos e filmes educativos, entre outras manifestações que vão proporcionar lazer aos moradores da cidade e, ao mesmo tempo, qualificação aos profissionais e a oportunidade de iniciação artística para quem quiser.

Terreno do extinto Cine Miramar também foi destinado a projeto cultural (Foto: Do Blog)

“Em termos de espaço, inclusive para construção de um auditório maior e áreas para realização das oficinas, o terreno do antigo Cine Miramar é mais adequado para instalação da Casa de Cultura. O primeiro passo, agora, para retomar o projeto, será trazer uma equipe técnica para reavaliar os dois projetos e definir qual é o mais viável”, completou Crispiniano Neto.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações