segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Gazeta do Oeste encerra atividades depois de 38 anos de serviços prestados ao jornalismo potiguar

Maria Emília, diretora executiva, comandou a Gazeta ao longo dos anos (Foto: Wilson Moreno)

Em menos de uma semana o Rio Grande do Norte perdeu a versão impressa de dois importantes jornais de circulação diária, a partir de Mossoró. No dia 31 de dezembro o mais antigo veículo de comunicação do Estado, o jornal O Mossoroense, deixou de circular na sua versão impressa e passou a ser online. Nesta segunda-feira, 4, foi a vez da Gazeta do Oeste comunicar o encerramento das atividades.

Ao contrário do jornal O Mossoroense, no comunicado publicado em seu site, a Gazeta do Oeste não menciona se continuará na versão digital, na internet. Apenas informa aos leitores que nesta data (4 de janeiro de 2016) está encerrando suas atividades, depois de 38 anos de serviços prestados ao jornalismo potiguar.

O aumento dos custos (papel, tintas e demais insumos) pressionado pela disparada do dólar somado ao baixo rendimento da receita publicitária influenciaram na decisão dos jornais. Aliado a isso, tem a internet como fonte de informação, que além da agilidade com que as notícias circulam na web, sua atualização é instantânea, sem custo adicional e possui alcance mundial.

No caso do jornal O Mossoroense, segue online, no site do periódico e em aplicativos para tablets e smartphones, entre outros.

Fim dos impressos?

Não é de hoje que rumores sobre a possível extinção do jornal impresso circulam entre os adeptos do papel e os profissionais da comunicação.

Um estudo da consultoria americana Future Exploration Network realizado em 2013, apontou que os jornais impressos desaparecerão do mapa no Brasil em 2027. Nos Estados Unidos, a morte virá mais cedo, já em 2017. O último país do mundo a abolir os jornais, segundo o estudo, será a Argentina, em 2039.

A pesquisa foi feita levando em conta os hábitos de leitura de cada país e também a adesão às novas tecnologias, como os tablets e smartphones, que se convertem, cada vez mais, nas novas plataformas de leitura.

Confira abaixo, o mapa da “morte” dos jornais no mundo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações