quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Caern vai operar Estação Elevatória de Esgotos construída pela Prefeitura de Mossoró


Nos últimos anos obras de saneamento avançaram muito em Mossoró (Foto: Reprodução)

A Estação Elevatória de Esgotos (EEE) construída pela Prefeitura de Mossoró na rua Haroldo Gurgel com Cunha da Mota, no Alto da Conceição, foi vistoriada nesta quinta-feira, 21, por uma comissão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O passo seguinte será a geração de relatório sobre a obra, além do repasse oficial do equipamento para a Companhia, que fará o levantamento cadastral dos moradores da área contemplada pela estação. Em seguida, serão emitidos comunicados de que as ligações podem ser feitas pelos moradores.

As Estações Elevatórias de Esgoto integram o sistema de esgotamento sanitário e servem para receber os efluentes de uma determinada área da cidade e bombear até uma Estação de Tratamento de Esgoto. Durante a visita à elevatória, o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, José Couto, informou que além desta, estão previstas outras duas, sendo uma delas na rua projetada com a Eufrásio de Oliveira, no Alto da Conceição, e outra no Santo Antônio. “Como esta obra já pode ser operada e as pessoas estavam fazendo ligação clandestina, nós resolvemos fazer a entrega à Caern”, explicou Couto. Quando as outras elevatórias estiverem prontas, serão também entregues à Companhia.

Para o gerente da Regional Mossoró, João Maria de Sousa, esta parceria com a prefeitura é a oportunidade de ampliar o saneamento da cidade de Mossoró, beneficiando a área contemplada com mais saúde e qualidade de vida. O acesso ao esgoto sanitário é importante, por exemplo, na erradicação de doenças, além de ser uma obra que respeita o meio ambiente ao dar a destinação correta aos efluentes.

Assim como a Caern, as prefeituras também estão habilitadas a receber recursos para executar obras de saneamento. Como a Caern possui a concessão do serviço e o know-how técnico do sistema de esgotamento sanitário, recebe a obra pronta para operação e manutenção. Um engenheiro e dois técnicos da Caern estiveram hoje fazendo a avaliação e elencando os equipamentos recebidos. Um relatório será gerado a partir desta visita, e após o repasse oficial, o setor de cadastro da Caern será acionado para registrar o número de pessoas aptas a fazerem sua ligação de esgoto. A prefeitura estima que 30 mil pessoas podem ter suas ligações feitas no Alto da Conceição, na área popularmente conhecida como Pantanal.

A prefeitura também executou rede de esgoto nesta parte do Alto da Conceição. A partir das tubulações implantadas, os efluentes são conduzidos até a Elevatória da Cunha da Mota. Deste local, os efluentes são bombeados para outra Estação Elevatória nas Barrocas e de lá para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Cajazeiras. (Com informações da ACS Caern).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações