segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Caern retoma abastecimento de água em Equador por causa das últimas chuvas

Cidade de Equador volta a ser abastecida em sistema de rodízio (Foto: Reprodução)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o abastecimento de água da cidade de Equador, na região seridoense, neste fim de semana, quando o açude Mamão registrou um aumento de 35% no seu volume de água. Desde que entrou em colapso, há quase dois meses, a cidade vinha sendo abastecida precariamente com carro-pipa vindo de Natal, sob a responsabilidade do Exercito e Defesa Civil da Prefeitura de Equador. Agora a empresa volta a fornecer água para cerca de 1.500 famílias, em forma de rodízio a cada 24h para os bairros José Marcelino, Dinarte Mariz e Cohab, prolongando o tempo de permanência do produto enquanto aguarda mais chuvas na região.

Com o aumento no volume de água no açude Mamão, a Caern reinicia os serviços de captação, tratamento, bombeamento e distribuição do produto diretamente nos imóveis. Dessa forma, o faturamento, que estava suspenso desde o colapso, é reativado com geração das contas de consumo emitidas mensalmente. De acordo com levantamento feito pelo chefe do Escritório local, Pablo Roberto Primo Diniz, a Caern está distribuindo o equivalente a 40 mil litros de água por hora, em dias alternados.

Rodízio

O bairro José Marcelino vai receber água em dias alternados, começando às 5h da manhã de segunda-feira até 5h da terça, seguindo-se nos demais dias quarta, sexta e domingo. No bairro Dinarte Mariz, o abastecimento também será alternado a cada 24h começando às 22h da segunda feira até 22h da terça, prosseguindo no mesmo horário na quarta, sexta e domingo. O terceiro bairro é Cohab que vai receber água nas terças, quintas e aos sábados a partir das 5h da manhã, durante 24h e nos demais dias da semana.

Pablo explica que a distribuição da água nos finais de semana será controlada com manômetro (aparelho que mede a pressão da água nos tubos), a fim de evitar desperdício e vazamentos nas canalizações.


Com a recuperação do fornecimento de água em Equador, o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte cai para 16, sendo 12 no Alto Oeste e quatro no Seridó. Já as 75 cidades que estão recebendo água em forma de rodízio, localizadas na região Alto Oeste do Estado (22), na região Agreste(11), na região Central (12), no Oeste (13) e no Seridó (17). A Caern recomenda aos usuários da empresa para continuem economizando água, enquanto renova a expectativa de mais chuvas para superar a maior crise hídrica dos últimos 100 anos. (Com informações ACS Caern). 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações