terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Voltalia coloca em funcionamento 19 dos 31 aerogeradores no Complexo Eólico Vamcruz, em Serra do Mel

0 voltaliaVoltalia amplia sua capacidade de produção nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel (Foto: Divulgação/Voltalia)

A Voltalia Energia do Brasil, em parceria com a Chesf e o grupo Encalso, colocou em funcionamento os primeiros aerogeradores no Complexo Eólico Vamcruz, no município de Serra do Mel (RN). Eles estão ligados ao sistema interligado nacional por meio de uma linha de transmissão de 62 km que se conecta na Subestação de Mossoró II. Estão em operação 19 aerogeradores, de um total de 31. Com uma potência unitária de 3MW, são capazes de gerar cerca de 450 MWh por ano, o suficiente para atender mais de 185 mil famílias. As máquinas restantes entrarão em funcionamento nas próximas semanas.

A Voltalia já possui um complexo em Areia Branca (RN), com 90 MW de capacidade instalada, em operação comercial desde novembro de 2014; e outro complexo em São Miguel do Gostoso (RN), em parceria com a Copel, com capacidade instalada de 108 MW. De acordo com Robert Klein, diretor geral da Voltalia do Brasil, a conclusão da implantação dos parques eólicos de Vamcruz no prazo esperado e na sequência do complexo de Areia Branca, reforça a estratégia de expansão da empresa na região.

A empresa também está desenvolvendo e construindo novos parques nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel. Além disso, já está em construção outro complexo vizinho a Vamcruz: o Complexo Vila Pará, que terá 99 MW de capacidade instalada e com operação prevista para o final do ano 2016. E, na sequência, será construído o Parque Vila Acre I, com 27 MW, em Serra do Mel, como resultado do último leilão de que participou, em novembro de 2015.

“A conclusão da implantação dos parques eólicos de Vamcruz, no prazo esperado e na sequência do complexo de Areia Branca, reforça a nossa estratégia de expansão na região” afirma Robert Klein, diretor geral da Voltalia Energia do Brasil.

Projetos socioambientais

00 klairRobert Klein, diretor geral da Voltalia no Brasil, reforça estratégia de expansão da empresa na região (Foto: Reprodução)

Nas regiões onde atua, a empresa mantém projetos sociais e ambientais. Um exemplo é o Projeto Água e Renda, em desenvolvimento nas Vilas Pará e Amazonas (região de Serra do Mel), que permitirá o acesso a água potável para as comunidades locais. Isso acontecerá graças a um processo de dessalinização da água salobra existente na região.

O tratamento dos efluentes promoverá, ainda, a criação de tilápias, além do cultivo de palma e erva-sal para alimentação animal (ovinos e galinhas). O processo é necessário para o tratamento dos rejeitos gerados na dessalinização e contribui para a preservação do meio ambiente. Os produtos serão comercializados pelos próprios moradores e o projeto se sustentará com o ciclo gerado pelo consumo da água potável. Estima-se que o projeto beneficiará 139 famílias a partir de maio de 2016.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações