sexta-feira, 13 de novembro de 2015

IBGE não altera limites entre Areia Branca e Porto do Mangue, informa documento da ANP

0 joilsonÁrea em questão fica entre Ponta do Mel e Pedra Grande (Foto: Joilson Garcia)

Os prefeitos de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), e de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB), receberam ofício da Agência Nacional do Petróleo (ANP), sobre o processo em andamento que trata do pedido de revisão dos limites territoriais entre os dois municípios.

A ação foi motiva em 2012 pelo prefeito de Porto do Mangue, que solicitou à ANP que fosse feita revisão dos royalties oriundos de sua confrontação com os poços produtores marítimos, considerando os reais limites territoriais.

À época, a ANP considerou o assunto de competência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em resposta à consulta, informou que não houve alterações nos limites entre os dois municípios.

De acordo com o documento enviado pela ANP à prefeita Luana Bruno, com base no parecer do IBGE, a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), que é o órgão responsável pelos limites territoriais no Rio Grande do Norte, também não realizou nenhuma alteração no tocante ao exposto.

A Seara já regularizou a situação territorial dos municípios de Caraúbas com Upanema, Jandaíra com Caiçara do Norte e Mossoró com Baraúnas, e, atualmente, está trabalhando para regularizar os limites territoriais de outros municípios, cujos processos estão  em andamento.

O caso

0 LUANA BRUNO POÇOLuana Bruno afirma que a área é de propriedade de Areia Branca desde os primórdios de sua criação (Foto: Erivan Silva)

Ao se reportar sobre o assunto recentemente, a prefeita Luana Bruno explicou que desde 2012 Porto do Mangue luta pela posse de uma faixa de terra existente entre aquele município e Ponta do Mel, que pertence a Areia Branca. “Historicamente o município de Areia Branca tem seus limites geográficos em relação a Porto do Mangue na praia de Pedra Grande, em um local chamado "Ponta de Pedra Grande", onde a partir dali inicia-se o município de Porto do Mangue”, afirma.

De acordo com relato da prefeita Luana Bruno, em 2012 o município de Porto do Mangue deu entrada com um processo no Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) sobre revisão dos limites geográficos, pleiteando indevidamente tomar grande parte do município de Areia Branca, de área localizada em Ponta do Mel, com o pretexto de transferência de royalties.

Mas de acordo com documentos de posse da Prefeitura de Areia Branca, a localização da área reivindicada inicia em região de povoamento urbano na comunidade de Ponta do Mel, que pertencente a este município, inclusive com equipamentos públicos como escolas e quadra de esportes no local.

Ao tomar conhecimento da causa, a Prefeitura de Areia Branca apresentou defesa no IBGE e entrou com processo judicial em trâmite na Justiça Federal.

De acordo com Luana Bruno, a referida área é de propriedade de Areia Branca desde os primórdios de sua criação, quando ainda tinha a denominação de Vila das Areias Brancas. “Trata-se de uma área de preservação ambiental e de interesse principalmente turístico para este município”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações