sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeita Luana Bruno pede apoio da Assembleia Legislativa para desenvolver ações no município

0 luana e ezequielPresidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, com a prefeita Luana Bruno

Sucesso total a passagem dos projetos Assembleia Cidadã e Cultural no município de Areia Branca. O êxito em termos de atendimentos, foi destacado com entusiasmo pela prefeita Luana Bruno (PMDB), parabenizando os deputados estaduais, na pessoa do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), pela iniciativa de instalar nesta cidade a Assembleia Itinerante, que traz o Legislativo estadual para perto do povo, buscando identificar os problemas de cada região do Estado, para contribuir com soluções, reivindicando ao Executivo Estadual as providências cabíveis.

A prefeita Luana Bruno voltou a enfatizar a importância dessa interação entre o Legislativo do Rio Grande do Norte , as Prefeituras, Câmaras Municipais e a sociedade civil. “A presença do legislativo estadual em Areia Branca foi uma oportunidade para o debate das questões regionais, a partir de Areia Branca, num instante em que a crise econômica tem tomado dos gestores o poder de investimento e até mesmo colocando em risco a manutenção de serviços essenciais, que qualificam e melhoram a vida do cidadão”, disse.

0 luanaA prefeita aproveitou a instalação da Assembleia itinerante em Areia Branca, para fazer uma breve prestação de contas do seu governo aos parlamentares e o público que lotou as dependências do plenário da Câmara Municipal, que sediou a sessão itinerante na quarta-feira, 16.

A governante disse que diante das dificuldades e de uma crise nacional, de certa forma, imposta à grande maioria dos prefeitos e prefeitas das atuais gestões, é no município que sente no dia a dia a realidade difícil de administrar este lugar. “É no município onde os administradores sofrem mais pressão, é na cidade onde as coisas acontecem, é nela que se vive, é nela que o cidadão busca a ação de governo, seja o emprego, o trabalho, a atenção direta à saúde, a educação de seus filhos, o apoio à juventude e a senilidade, a moradia, o lazer e a segurança, entre outros benefícios, e com certeza, é na esfera municipal que a crise mais afeta a estrutura pública”, enfatizou Luana Bruno, em seu discurso.

A prefeita relatou que o município, que outrora era contemplado por verbas de royalties que eram suficientes para cumprir suas responsabilidades, hoje vê o repasse de recursos cada vez mais baixos, como resultado da retirada de investimentos da Petrobras na nossa bacia terrestre, e também pela paralisação da produção em seus poços antigos.

“Repasses da União, seja por rubricas como FPM, ICMS, ou convênios, não acompanham os índices da atualização de seus compromissos e responsabilidades, havendo sempre desvalorização, sendo cada vez mais impossível equilibrar as contas públicas”, afirmou Luana Bruno, dizendo acreditar numa saída para essa crise.

Apoio dos parlamentares

Aproveitando a presença dos deputados em Areia Branca, a prefeita Luana Bruno pediu o apoio dos parlamentares nos projetos que procura desenvolver por meio das diversas secretarias.

Ela disse que é preciso garantir a permanência e crescimento do Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), diante do porte do município e pela quantidade de alunos de ensino superior que necessita desse nível escolar.

0 luana 2Na área da educação, Luana Bruno disse que necessita da construção de uma escola de ensino médio para a comunidade Ponta do Mel; a reforma da quadra de esportes da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares; recuperação de quadras de esportes no IPE, Salinópolis e Casqueira.

Ela listou ainda, a pavimentação asfáltica do acesso à comunidade de São Cristóvão, partindo da RN-012, que liga a BR-110 à vila-praia de Ponta do Mel.

A prefeita Luana Bruno pediu ainda, o apoio dos deputados para executar a pavimentação de avenida principal e ruas na comunidade de Pedrinhas; benefícios de recuperação da pavimentação do acesso à praia de Baixa Grande; obras de pavimentação, recuperação e saneamento nos bairros de Nossa Senhora dos Navegantes, Salinópolis e IPE; por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, fazer recapeamento asfáltico da RN-012 que liga a BR-110 à comunidade de Ponta do Mel; recapeamento asfáltico da RN que liga Ponta do Mel ao município de Porto do Mangue.

Junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Luana Bruno defende o apoio da Assembleia Legislativa para concluir as obras do saneamento básico no município e fazer a ligação da rede da Caern, criando o sistema adutor para a praia de Baixa Grande.

0 luana 3Na infraestrutura, Luana disse que necessita de apoio e convênios para construção de um abatedouro público. E também a execução de um projeto de melhorias na gestão de resíduos sólidos, a partir da construção de um novo aterro sanitário.

A governante citou também investimentos na área de Turismo, com parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado, projetos conjuntos de Terminais Turísticos, calçadões, urbanização e construção de quiosques padronizados em praias e pontos estratégicos, construção de vias costeiras entre praias de Baixa Grande, até Ponta do Mel; parcerias na construção de Centro de Eventos e Convenções com auditório e teatro; apoio a projetos de Educação no Trânsito e Engenharia do Tráfego, sinalização Turística, entre outros.

E ainda: parcerias com órgãos de incentivo à cultura no Governo do Estado, parcerias e apoios às atividades culturais tradicionais, apoios logístico e financeiro para o resgate do projeto dos carnavais e das nossas festas religiosas tradicionais; apoio à construção de uma Casa de Cultura por meio da Fundação José Augusto; apoio à construção de um espaço cultural no antigo Cine Miramar, entre outros.

Fotos: Erivan Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações