sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ameaçadas de deixarem terras famílias se mobilizam e participam de audiência pública

0 Familias assentadas_1Famílias assentadas lotaram o  plenário da Câmara Municipal  

Aproximadamente 200 famílias residentes nos assentamentos Lagoa de Salsa e Vila Nova, que ficam na divisa do Rio Grande do Norte com Ceará, estão sendo ameaçadas para deixarem o local.

O cearense Antônio Nóbrega alega ser o proprietário de uma área de quase 10 mil hectares, às margens da RN 013, perto da cidade de Tibau. Ele entrou com ação de reintegração de posse e esta semana apenas três pessoas que residem nos assentamentos foram demandadas, ou seja, obrigadas a deixarem as residências.

Na audiência pública, a participação de várias famílias dos mencionados assentamentos, que buscavam o apoio de autoridades políticas, como prefeito do município de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza “Naldinho” (PSD), deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), vereadores de Tibau e do município de Icapuí (CE), representantes sindicatos, associações, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) e assessorias jurídicas.

Fetarn

0 Manoel Candido_presidente_FetarnManoel Cândido se engajou no movimento em defesa dos assentados

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido, disse que esta não é a primeira situação desta natureza, e que a maioria delas foram vencidas. “Vamos vencer esta luta em nome dos trabalhadores. Vamos resistir e encontrar uma solução para que essas famílias continuem em suas terras, onde já estão a mais de 20 anos”, disse.

Associação

0 Jelcimar Barbosa _Novinho_ presidente da Associação de Lagoa de Salsa“Novinho” conclamou as famílias a resistirem às ameaças

Nesta mesma linha de pensamento foram os discursos dos demais representantes de associações, pastoral da igreja, sindicatos. “Temos que resistir, porque onde plantamos devemos colher os frutos”, disse Jelcimar Barbosa, “Novinho”, presidente da Associação de Lagoa de Salsa.

Sindipetro

0 Pedro Idalino_dirigente do Sindipetro-RNPedro Idalino reforçou a luta em favor das famílias assentadas

O Sindipetro-RN, por meio do dirigente Pedro Idalino, participou da movimentação e da audiência pública e solidarizou-se com as famílias assentadas. “Entre uma luz acesa e um prato de comida, prefiro um prato de comida”, disse Pedro Idalino, relacionando o assunto, tendo em vista que a informação é de que no local onde estão os assentados será utilizado para um parque de energia eólica, daí a luta pela reintegração de posse.

Prefeito de Tibau

0 Naldinho_prefeito de TibauPrefeito “Naldinho” está dando total assistência às famílias dos assentamentos

O prefeito de Tibau, “Naldinho”, disse às famílias que a prefeitura está disponibilizando a assessoria jurídica para que junto com o advogado das associações possam encontram uma solução e reverter a situação.

“Que seja feita justiça para essas famílias que moram há mais de vinte anos naquelas terras e lá produzem e são criadores”, observou o prefeito.

Deputado Souza

0 Souza_deputado estadualSouza anunciou que vai ao governador pedir pelos assentados  

O deputado Souza foi enfático ao dizer que é preciso entender que existe uma decisão da justiça que concedeu prazo de 30 dias para as famílias desocupem as terras.

“O bom senso nos leva a sermos corretos, honestos e falar a real situação. Muito embora, se existe a possibilidade de reverter a situação, que agora as assessorias jurídicas têm o papel mais importante que encontrar o caminho certo e mostrar os direitos dos trabalhadores, dessas famílias”, ressaltou.

Ainda segundo o deputado, na próxima segunda-feira, 27, ele terá audiência com o governador Robinson Faria (PSD) e vai apresentar esse problema. “O Governo do Estado precisa participar dessa ação, até porque foi o Estado quem concedeu os títulos de posse”, externou o deputado.

Fotos: Divulgação/Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações