sábado, 20 de junho de 2015

Vereador pede instalação de aplicativo para deficientes visuais terem acesso ao Telecentro da Câmara

0 nazarenoNazareno Lemos propõe mais um benefício de grande alcance social (Foto: Erivan Silva)

Com a retomada das atividades do Telecentro José Jaime Rolim, da Câmara Municipal de Areia Branca, o vereador José Nazareno de Lemos (DEM) sugere que sejam criadas alternativas para que pessoas com deficiência visual tenham acesso aos benefícios canalizados pela unidade digital.

Visando atender esse público, o vereador Nazareno Lemos requereu junto à Mesa Diretora da Câmara que com a aquisição de novos computadores para o Telecentro de Informática, seja instalado software (leitor de tela) que permita aos deficientes visuais navegarem na internet e utilizar diferentes programas e aplicações.

Na justificativa da sua proposição, Nazareno Lemos explicou que tal aplicativo é de grande importância no sentido de garantir a inclusão de deficientes visuais no programa de inclusão digital que será reinaugurado nos próximos dias, como já foi anunciado pelo presidente da Câmara, vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB).

Para o vereador Nazareno Lemos, ter acesso ao computador, mexer nos programas, navegar pela Internet e pelos sites pode ser algo ainda distante da realidade de muitos deficientes visuais.

Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada por meio de um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado.

O leitor de tela também pode transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille por um hardware chamado de linha ou display Braille, servindo, em especial, a usuários com surdocegueira. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia também podem fazer uso dos leitores de tela.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações