terça-feira, 19 de maio de 2015

Projeto do vereador Dijalma estabelece o fornecimento de kits de primeiros socorros às escolas

DIJALMA NOVINHADijalma Silva institui benefício em prol das escolas do município (Foto:  Divulgação / Assessoria da Câmara)

Projeto de Lei de autoria do vereador Dijalma Silva Souza (PMDB), aprovado na Câmara Municipal de Areia Branca, estabelece o fornecimento periódico de kits de primeiros socorros às escolas da rede pública municipal.

De acordo com o texto, cada kit deve conter os seguintes itens: caixa para guardar materiais de primeiros socorros, luvas de látex, compressas, gaze, esparadrapo, atadura de crepe, tesoura, band-aid de formados variados, água oxigenada, cotonetes, álcool 70%, soro fisiológico, antisséptico em spray, algodão e sabonete líquido.

Ainda conforme a matéria, as escolas públicas deverão estabelecer um cronograma para o recebimento dos kits de primeiros socorros, bem como a programação de atividades de conscientização e treinamento de seus professores e funcionários para a prática adequada dos primeiros socorros.

Na justificativa do projeto, o vereador Dijalma disse que existe uma grande preocupação por parte das escolas públicas sobre a ocorrência de acidentes no ambiente escolar. “Isso decorre das diversas atividades que são desenvolvidas no dia a dia das escolas que, inevitavelmente, acabam gerando acidentes, tanto aos alunos quanto aos professores e funcionários”, explica.

Contudo, acrescenta o autor, “poucos são os que sabem a maneira adequada de prestar socorro no momento do acidente. Esta falta de conhecimento acarreta inúmeros problemas, como a manipulação incorreta da vítima e a solicitação às vezes desnecessária do socorro especializado em emergência”.

O edil justifica ainda que as escolas do Estado não possuem materiais para oferecer um atendimento adequado aos acidentados, prevalecendo o improviso na solução de acidentes, o que em casos mais sérios, pode agravar ainda mais a situação da vítima. “Daí a importância da distribuição de kits de primeiros socorros nas escolas, bem como o treinamento adequado dos profissionais da educação no manejo desses itens, fundamentais para diminuir a incidência de acidentes e possibilitar um ambiente escolar mais seguro”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações