terça-feira, 3 de março de 2015

Prefeitura de Mossoró oferta de forma gratuita curso de formação obrigatória para taxistas

0

Maribel Oliveira ministra o curso para os profissionais do volante (Foto: Raul Pereira)

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou nesta semana o 5º Curso de Capacitação dos Taxistas. A formação é obrigatória para que os taxistas continuem exercendo a profissão e os profissionais que não se capacitarem serão colocados na lista dos taxistas irregulares. Apesar de ser pago em diversas cidades, em Mossoró o curso é ofertado de forma gratuita.

As aulas já foram iniciadas e estão acontecendo no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes. O curso acontece em dois horários, pela manhã das 8h às 12h e pela tarde das 13h às 17h.  O Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  recomenda que o curso tenha no mínimo 28 horas de duração e tenha as disciplinas básicas tais como: Relações Humanas, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Mecânica Básica. 

As aulas desse quinto curso serão divididas em dois períodos, a primeira turma de 2 a 10 e a segunda turma de 23 a 31 deste mês. “É importante que os taxistas participem do curso, pois ele é obrigatório para o desempenho da função. Essa norma não é imposta pela Semob, mas sim pelo Contran e vale para todo país. Os taxistas devem ficar atentos para a próxima turma”, avisa Maribel Oliveira, diretora do Departamento de Educação para o Trânsito.

Curso de capacitação 

As aulas de Relações Humanas acontecem nos três primeiros dias do curso e terão 12 horas de duração. Dentro desse módulo, é estudada a imagem do taxista na sociedade; condições físicas e emocionais; segurança no transporte dos usuários em geral; comportamento solidário no trânsito; atendimento às gestantes, às pessoas idosas, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e as normas do órgão autorizado. 

Já as aulas de direção defensiva terão 8 horas de duração. Os conteúdos do módulo serão: Conceito de direção defensiva; risco e perigos no trânsito; embarque e desembarque de passageiros; ver e ser visto e como evitar acidentes. O módulo de primeiros socorros é o menor do curso com apenas 2 horas de aula e os conteúdos são sinalização do local, acionamento de recursos, verificação das condições gerais da vítima e cuidados com a vítima.

O curso de capacitação será finalizado com o módulo mecânica básica, que tem 4 horas de duração, os conteúdos são: o funcionamento do motor; sistemas elétricos e eletrônicos do veículo; suspensão, freios, pneus, alinhamento e balanceamento do veículo; instrumento de indicação e advertência eletrônica e a manutenção preventiva do veículo. Os instrutores do curso são os próprios funcionários da Semob. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações