segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Areia Branca fecha 2014 com índices alarmantes de violência e promessa de instalação de BIC em 72 horas

0  ok

Luana Bruno reunida com o capitão Andrelino (à esq.) e o subtenente Jailson Nogueira para tratar sobre a instalação da BIC (Foto: Jailton Rodrigues) 

O ano de 2014 foi extremamente negativo para Areia Branca em termos de segurança pública. A onda de violência que vem imperando no município nos últimos anos deixou um saldo avassalador de mais de dois homicídios por mês ao longo do período que se encerra. Quanto a roubos e assaltos perdeu-se a conta. Até os “arrastões” (tática de roubo coletivo) que eram “privilégio” dos grandes centros urbanos se tornaram corriqueiros, em nível local.

A exemplo do que ocorre no restante do país, a principal causa da violência urbana é a proliferação do comércio das drogas. Isso é realidade em Areia Branca. Apesar do esforço hercúleo da polícia, que trabalha no limite em virtude da falta de tudo, principalmente de homens para atuar nas ruas, o combate às drogas no município ainda é ineficiente. E à medida que aumentam a venda e o consumo, a violência acompanha essa evolução, pois uma está ligada diretamente à outra.

Se não houver uma ação conjunta envolvendo os poderes constituídos e os segmentos locais a situação tende a piorar, em termos de violência. Acuado, o cidadão perdeu o direito constitucional de ir e vir, está cada vez mais prisioneiro no seu próprio lar, no seu local de trabalho, no seu estabelecimento comercial. As pessoas de bem estão desarmadas, sem poder de reação, enquanto os bandidos estão nas ruas, armados, prontos para atacar a qualquer hora do dia ou da noite.

Das medidas paliativas anunciadas para ajudar no combate à violência, em Areia Branca, talvez a mais urgente e necessária seja mesmo a instalação de uma Base Integrada Cidadã (BIC) método que tem mostrado resultados positivos nas localidades onde foi implantado.

O assunto já vem sendo discutido faz algum tempo, chegando inclusive a debate no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca, tendo o vereador Duarte Júnior (PR) apresentado requerimento solicitando ao governo municipal urgência na instalação de uma BIC na zona urbana da cidade.

No final de semana a prefeita Luana Bruno (PMDB) deu uma boa notícia: pretende instalar ainda este ano uma BIC em local estratégico no perímetro urbano, sendo visto como mais viável, no momento, a instalação da base no populoso bairro São João.

00

Subtenente Jailson foi à Câmara discorrer sobre a questão da segurança em Areia Branca (Foto: Carlos Júnior)

Acompanhada do comandante da 2ª Companhia da Policia Militar (2ª CPM) de Areia Branca, capitão Jailson Andrelino, a prefeita Luana Bruno foi conhecer as instalações e o sistema funcional da BIC instalada pela Prefeitura de Mossoró no bairro Alto do Sumaré.

A Base Integrada é uma espécie de posto policial avançado que funciona em locais de maior incidência de casos de violência, por meio de convênio entre a prefeitura e Secretaria Estadual de Segurança Pública, sendo que a prefeitura assume o compromisso de pagar as diárias e alimentação dos policiais que atuarão na BIC em horário de folga. 

À prefeitura também compete providenciar uma sede mobiliada, com telefone e computador, além de uma viatura que pode ser conseguida também junto ao Governo do Estado. À Secretaria de Segurança compete providenciar os policiais que atuarão em dias de folga, viaturas e comandar as operações.

A expectativa da prefeita e da polícia local, é que com o funcionamento da BIC seja fortalecido o setor de segurança da cidade, proporcionando mais tranquilidade aos areia-branquenses.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações