quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ministro Joaquim Barbosa será o primeiro negro a assumir a presidência do Supremo; eleição foi protocolar

001Joaquim Barbosa presidirá o Supremo a partir de novembro

Em uma eleição protocolar, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram ontem, 10, Joaquim Barbosa, 58, como o próximo presidente da Corte. Ele ocupará o cargo por dois anos e será o primeiro negro a assumir a presidência do Supremo.

Barbosa assumirá em novembro, com a aposentadoria compulsória do atual presidente, Carlos Ayres Britto, que completa 70 anos. O ministro Ricardo Lewandowski também foi escolhido como vice-presidente do tribunal.

A tradição no Supremo recomenda a escolha para presidir o STF do ministro mais antigo na casa que ainda não ocupou o cargo. Ele será o 44º presidente do STF, se contado o período da República. Durante o Império, quando o STF era chamada de Supremo Tribunal de Justiça, houve 11 presidentes.

Barbosa assumirá a presidência logo após o fim do julgamento do mensalão, do qual foi relator e cujo voto proferido até o momento foi seguido pela maior parte dos colegas do Supremo.

Decano da Corte, o ministro Celso de Mello disse que prevaleceu a tradição e que Barbosa tem os requisitos necessários para exercer o cargo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações