terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeito teme que Areia Branca e os demais municípios da região fiquem sem o Samu

SOUZA TEME QUE SAMU NÃO VENHA MAIS PARA AREIA BRANCA e regiãoRealista, “Souza” acha difícil o governo estadual viabilizar a vinda do Samu  

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município, pode estar mais distante do que se imagina. Foi o que deixou transparecer o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), ao fazer uma ampla abordagem sobre o assunto durante o seu programa semanal apresentado aos sábados, na Rádio Costa Branca (FM 104,3).

De início, “Souza” relatou que participou de uma reunião em Natal, sobre a implantação do Samu em Areia Branca. Ele disse que no governo passado (ex-governadores Wilma de Faria e depois Iberê Ferreira de Souza) foi criado um consórcio de municípios, por meio do qual foi realizado um processo seletivo público para escolha dos profissionais que iriam integrar as equipes do Samu, no Estado. Foram selecionados motoristas, técnicos, enfermeiros, entre outros.

Mas segundo o prefeito, ao assumir o Governo do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) cancelou esse processo seletivo, alegando que o governo iria assumir diretamente os custos da implantação do Samu.

O consórcio funcionaria da seguinte maneira: o Governo do Estado entraria com 60% do custo, o Governo Federal com 30% e os municípios entrariam com 10%. No entanto, a governadora não concordou e desfez o consórcio.

“No início deste ano fomos convocados para uma reunião e disseram que os municípios assumiriam os custos com os técnicos e com a instalação da unidade onde funcionaria o Samu e o restante da equipe ficaria por parte da responsabilidade do Estado. Já na reunião que aconteceu na semana passada, o Governo do Estado já mudou de novo o discurso, disse que não tinha recursos e que o município tinha que assumir os custos com motoristas e técnicos e o Estado iriaa analisar o restante da equipe, mas que estava muito difícil”, acrescenta “Souza”.

O governante adianta que já definiu o local onde pretende instalar o Samu, anexo ao Centro de Saúde Nogueira de Melo. “Eu sou bem realista: do jeito que a coisa está caminhando, eu acho que o Governo do Estado vai terminar não implantando o Samu nos municípios e as ambulâncias que estão em Mossoró, pois a ambulância do Samu de Areia Branca já está em Mossoró, o Ministério da Saúde vai terminar levando essas ambulâncias para outro Estado e nós vamos ficar sem o Samu. Porque não tem como ser diferente, o Estado precisa assumir a parte do financiamento”, conclui “Souza”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações