sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tentativas frustradas de desencalhar baleia levaram equipes a suspender operação

GE DIGITAL CAMERABaleia encalhou na costa da praia de Upanema ontem pela manhã (Foto: Afrânio Mesquita)

Depois de mais uma tentativa fracassada, as equipe empenhadas em resgatar e remover para zonas de águas profundas a baleia jubarte encalhada desde a manhã de ontem, 20, na costa da praia de Upanema, abortaram a operação na noite passada.

Segundo informações colhidas pelo Blog, a operação resgate será retomada a partir das 9h desta sexta-feira, 21.

Durante toda a noite houve monitoramento da área onde se encontrava a baleia encalhada. Os biólogos não descartaram a possibilidade de a baleia sair do banco de areia durante a noite, dependendo da maré.

Apesar de ser noite, a movimentação dos curiosos foi tão intensa quanto durante o dia. Os ônibus com os universitários que retornavam de Mossoró por volta das 23h, fizeram parada obrigatória no local.

Universitários disseram ao Blog que devido a maré alta a baleia havia se deslocado muito do local onde se encontrava até o começo da noite. Mas curiosamente o animal era empurrado pelas águas em direção à praia, ou seja, para a parte seca.

O que chamou a atenção dos estudantes foi o som emitido pelo animal em agonia. Essa espécie de baleia é famosa pelo desenvolvido sistema de vocalização, que resulta num canto melancólico, de construção musical sofisticada, que é repetido pelo macho.

Estão envolvidos na retirada da baleia equipes da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Grande (Uern), que faz monitoramento nessa faixa litorânea, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além das polícias Militar e Ambiental.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações