quinta-feira, 27 de outubro de 2011

“Tecendo Redes de Saberes” inspira projeto cultural na Escola Professora Geralda Cruz

ESCOLA GERALDA CRUZExposição cultural na Escola Geralda Cruz ficará aberta à visitação até às 22h 

Um dos ofícios mais antigos do mundo, a pescaria é um modo de vida, ou melhor, de sobrevivência para muitas famílias, ainda hoje. Seja no mar, no rio ou na lagoa, o pescador leva o sustento para casa a custo de muito trabalho.

Em Areia Branca essa atividade continua resistindo, apesar da escassez do pescado e das normais rígidas dos órgãos ambientalistas. É uma prática muito presente no cotidiano dos areia-branquenses.

Inspirados nesse meio dos pescadores ganharem o pão de cada dia, alunos da Escola Municipal Professora Geralda Cruz desenvolveram um trabalho cultural que tem como temática o Projeto “Tecendo Redes de Saberes”. A iniciativa partiu dos corpos docente e discente do estabelecimento de ensino, como parte das ações implementadas no âmbito da municipalidade que objetiva a conquista do Selo Unicef – Município Aprovado.

A exposição foi montada nas diversas salas da escola, aberta à visitação. Todos os trabalhos expostos, confeccionados pelos alunos, têm ligações com a vida marinha, desde a produção do sal, passando pela pesca artesanal, até a montagem de um autêntico laboratório com uma variedade de amostras em líquidos conservantes (utilizando formol) de espécies de peixes, moluscos e crustáceos.

Outra novidade na exposição, que atraiu multidão, foi a instalação de um restaurante utilizando-se a boa estrutura da cozinha da escola. Ao preço simbólico de R$ 2,00 foi servido almoço, cujo cardápio foi à base de pescado e frutos do mar, com direito a camarão ensopado, atum em posta, peixe frito, entre outras delícias. O restaurante vai funcionar à noite, até as 22h, mas somente com petiscos e refrigerantes.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Escola Geralda Cruz, Maria José Maia Ferreira, o projeto vinha sendo trabalhado internamente com os alunos, que inclusive participaram de aula de campo com enfoque na rotina dos pescadores locais. Os alunos também conheceram pessoas que trabalham com artesanato na cidade e na zona rural, adquirindo destes conhecimentos básicos sobre a atividade.

ESCOLA GERALDA CRUZ INTERIOR Movimentação nos corredores da escola durante visitas à exposição

Essas vivências, segundo Maria José, resultaram em dois momentos para os alunos da escola: a participação no desfile cívico temático de 22 de outubro em comemoração ao aniversário da cidade, e a exposição nesta quinta-feira, 27, nas dependências da escola, culminando com o ponto alto da programação hoje à noite, a partir das 19h, com a apresentação de um show cultural com dança, teatro e personagem da literatura de cordel.

O produtor, diretor de eventos e coreógrafo, Polly Assunção, disse que somente na parte da dança participam cerca de 80 alunos da escola. O espetáculo desta noite encerra a exposição cultural que foi aberta às 10h, com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), o presidente da Câmara Municipal, Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), vereador Sandro Góis (PV), secretários, gerentes e o público que prestigiou o evento que funcionou até as 22h.

Passada a exposição, a direção da escola vai reunir as equipes que participaram da preparação e execução do projeto para uma avaliação. “Nesse encontro, serão traçadas diretrizes e apresentadas propostas para serem trabalhadas em 2012”, conclui Maria José, Coordenadora Pedagógica da escola que tem como diretora a educadora Rosângela Gonçalves dos Santos.

ESCOLA GERALDA CRUZ 5Quadra de esportes da escola será o palco das apresentações culturais, nesta noite, a partir das 19h

A Escola Municipal Professora Geralda Cruz tem em torno de 800 estudantes. Em estrutura física e número de alunos matriculados, é o maior estabelecimento de ensino da rede municipal.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações