segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rosalba reassume cargo e presta contas da viagem oficial que fez aos Estados Unidos

ROSA E ROBRobinson Faria devolveu a Rosalba Ciarlini o comando do Governo do Estado

A governadora Rosalba Ciarlini desembarcou no aeroporto Augusto Severo nesta segunda-feira, 17, por volta das 12h, onde foi recebida pelo governador em exercício Robinson Faria; pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota; secretários de Estado; assessores e demais autoridades. Depois de reassumir oficialmente o cargo, a governadora conversou com os jornalistas e fez uma avaliação sobre a missão oficial que fez durante dez dias nos Estados Unidos.

"Esta foi a primeira viagem que fiz ao exterior e podem ficar certos que, quantas forem necessárias para mostrar a potencialidade do Rio Grande do Norte e atrair novos investidores, eu farei", disse a Governadora, enfatizando a importância de se divulgar o Estado em outros países.

Durante a estadia nos EUA, em Washington, Rosalba Ciarlini visitou duas instituições financeiras: o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No Banco Mundial, a governadora disse que foi dar continuidade à solicitação de um financiamento de 540 milhões de dólares que serão empregados em investimentos voltados ao apoio à produção, e toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas. "A aprovação deste empréstimo por unanimidade na Assembleia Legislativa foi muito importante. Agora vamos esperar a avaliação que será feita pelo Tesouro Nacional e pelo Senado Federal. Esperamos que tudo ocorra bem e que esse recurso possa ser disponibilizado no próximo ano, a partir do segundo semestre".

No BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, ficou acertado o empréstimo de 45 milhões de dólares para o começo de 2012, "mas ainda tem alguns passos que precisam ser concluídos neste processo", explicou a governadora. "Esses 45 milhões de dólares serão focados no desenvolvimento do turismo e no saneamento básico. O recurso está garantido. A aplicação dele nós vamos detalhar em futura vinda de representantes do BID ao Brasil", informou ela.

"Considero que essas visitas foram bastante proveitosas, importantes para que o RN possa também crescer, como outros Estados brasileiros, que tem feito e tem conseguido recursos. Tudo isso para que a gente possa investir na nossa infraestrutura, com o olhar para o desenvolvimento e para a geração de oportunidades de emprego e renda", analisou ela.

Rosalba Ciarlini também comentou a passagem que fez por Nova Iorque, onde teve a oportunidade de, na Câmara de Comércio Brasil América, fazer uma palestra para um grupo de investidores americanos sobre as potencialidades do Estado. Segundo a Governadora, o assunto é de grande interesse para os investidores. "Fiz uma explanação sobre as potencialidades no setor de energia eólica, energia solar, produção de gás, além da realização da Copa em 2014, da potencialidade turística, da fruticultura, dos minerais e tudo que nosso Estado possa atrair investimentos para agregar valores".

A governadora ainda comemora a informação que recebeu durante a viagem sobre confirmação de que o estado vai ganhar duas empresas americanas. Uma para fabricação e comercialização de sondas e equipamentos de perfuração de poços de petróleo e a outra de energia solar. Os investimentos somam mais de US$ 250 milhões.

O protocolo de intenções já foi assinado em Nova Iorque por representantes da empresa Fininsolar e pela governadora Rosalba Ciarlini. A estimativa é que sejam gerados 175 empregos diretos e 400 indiretos.
Já a Falcon Rigs está com área reservada no Distrito Industrial de Mossoró para a implantação da fábrica que vai atender às necessidades das indústrias de perfuração de bacias petrolíferas terrestres. Um dos principais equipamentos produzidos vai ser o cavalo mecânico para extração do petróleo. (Com informações da Assecom RN).

Um comentário:

  1. ótima notícia para o nosso povo parabéns a governadora ROSALBA pela viajem proveitosa aos estados unidos da américa.o que EU espero e toda à região da costa branca é a construção da PONTE AREIA BRANCA GROSSOS vamos torcer que saia logo,valeu um abraço à todos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações