sábado, 22 de outubro de 2011

Areia Branca, paraíso terrestre, completa 84 anos de emancipação política, neste sábado

AREIA_BRANCA_TIROL[3]Areia Branca e seu efervescente comércio de navegação nos tempos áureos

Areia Branca está completando neste sábado, 22, feriado municipal, 84 anos de emancipação política e administrativa. Entre as muitas peculiaridades, destacam-se as suas potencialidades turísticas e econômicas. Além do petróleo, o município é um dos maiores produtores de sal marinho do Brasil. Sobre a sua origem, os registros históricos contam que vários colonos pescadores decidiram se estabelecer na região chamada Areias Brancas, na ilha de Maritacaca nos idos de 1860.

AREIA BRANCA PARAÍSOVista de cima, Areia Branca mais parece uma pintura em tela, mistura de cores e geografia perfeita

Durante a guerra do Paraguai, de 1865 a 1870, Areias Brancas serviu de refúgio para os que fugiram do recrutamento militar enviados para ali por Francisco Gomes da Silva, o "Chiquinho Gomes da Barra", residente na Barra do Mossoró.

Vila-praia de Ponta do Mel vista de uma maneira diferente. Bela e emblemática

Quem primeiro construiu casa de tijolo nas Areias Brancas foi Gorgônio Ferreira de Carvalho, no ano de 1867. Algum tempo depois, em 1873, foi construída a primeira escola e a capela de Nossa Senhora da Conceição que permaneceu de pé até o ano de 1877. Em 1885, após oito anos da demolição a capela foi reconstituída pelos fiéis.

AREIA BRANCA CRISTÓVÃOMais para cenário mitológico, difícil imaginar que esse paraíso fica em São Cristóvão 

Em 1872, Areias Brancas era distrito de Mossoró, com a denominação de Areia Branca. No ano de 1892, através do Decreto Estadual nº 10, de 16 de fevereiro, Areia Branca foi desmembrado de Mossoró e elevado à condição de município.

AREIA BRANCA DUNASA natureza caprichosa presenteou o litoral com esse visual belíssimo

Há controvérsias sobre a data correta da emancipação política do município, que é comemorada em 22 de outubro. Segundo alguns pesquisadores, o correto seria festejar o aniversário da cidade a partir de 16 de fevereiro de 1892 e não a partir de 22 de outubro de 1927.

AREIA BRANCA QUADRO TOINHOAcredite: este é um quadro do artista plástico Toinho Tavernard, que reside na praia de Upanema. Aqui, ele retrata a produção artesal do sal marinho numa salina de Areia Branca

De uma forma ou de outra, Areia Branca é um município próspero que vem se destacando como uma das promessas turísticas da região da Costa Branca. Seu potencial nesse aspecto é riquíssimo. Possui cerca de 42 quilômetros de litoral, onde se estendem praias belíssimas como Ponta do Mel (que virou cenário cinematográfico), São Cristóvão, Redonda (a maior ainda semi-virgem), Morro Pintado, São José, Baixa Grande, Upanema, Praia do Meio e Pontal.

AREIA-BRANCA SALPorto-Ilha, único no gênero, na América Latina

A economia é movida pela pesca, produção petrolífera, sal marinho e um arrojado setor de navegação, que basicamente é voltada para a transferência de sal a granel para o Porto-Ilha, o terminal salineiro construído em alto-mar na década de 70, que se constitui no orgulho da engenharia moderna.

Parabéns a esta bela cidade de pessoas ordeira e hospitaleira. Terra de tantos talentos e de muitos encantos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações