“Rachado” com dois pré-candidatos, grupo da oposição pode repetir lambança de 2008
O ex-prefeito Expedito Leonez entre os pré-candidatos a prefeito Iraneide e Macedo
A oposição em Areia Branca, está “rachada”. Pelo menos é o quadro desenhado no momento, faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2012. Repetindo a campanha de 2008, o grupo político não se entende e tudo indica partirá para a disputa majoritária com mais de um candidato.
A tese do surgimento de uma terceira força política em campanhas eleitorais realizadas em Areia Branca nunca “vingou”. Em 2008, a oposição chegou às convenções com três pré-candidatos a prefeito: Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PTB); Mauro Gusmão Rebouças (PRB); e Francisco Antônio de Macedo (à época pelo PPS).
Iraneide é pré-candidata pelo PSB, mas já está preparando mudança para outro partido
Apesar das tentativas, Macedo não conseguiu unir o grupo. O mais que avançou foi um entendimento com o ex-prefeito “Beguinho”, que em plena convenção para homologar sua candidatura, desistiu de concorrer e emplacou a irmã e ex-vereadora Sueli Souto Xavier (PTB) como companheira de chapa de Macedo.
Assim, Macedo e Mauro Gusmão tiveram suas candidaturas oficializadas e partiram em busca do voto dos areia-branquenses contra a poderosa chapa da situação formada pelo prefeito e candidato à reeleição Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e pelo ex-prefeito e médico José Bruno Filho (PMDB). Não deu outra: Macedo foi derrotado impiedosamente e o advogado Mauro Gusmão teve pouco mais de 200 votos. Para prefeito.
Macedo, ex-vereador, foi candidato a prefeito em 2008, comanda o PR local
Respeitando a máxima que diz que “cada campanha eleitoral é uma nova história”, para 2012 está se desenhando um quadro parecido com o das eleições passadas. De um lado, Macedo irredutível no seu projeto de ser (de novo) candidato a prefeito; do outro, a ex-vice-prefeita Iraneide Rebouças (atualmente é do PSB, mas pretende mudar de partido) já com a campanha nas ruas.
Ainda é muito cedo para se arriscar qualquer prognóstico, mas a continuar dessa forma, não precisará nem bola de cristal para prever qual será o desfecho de tudo isso.
.
.
.
.
.
Pesquisar Notícias
Notícias por Tema
Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
Zé Agripino ofereceu o DEM a Macedo para ele ser candidato pelo partido com toda estrutura do governo. vamos ver
ResponderExcluirUma lição bastante elementar em política ensina que oposição dividida é eleição perdida. A de 2008 constatou isso. Projetos pessoais precisam dar lugar a um projeto político inovador e capaz de unir a oposição. Pretendentes devem submeter-se à prévias que respaldem qual o melhor candidato. Não respeitar a vontade popular, é "chover no molhado". Espírito público implica em aceitar a preferência dentro de um sistema político partidário. E em sendo preferido, participar com a mesma garra do fortalecimento do projeto.
ResponderExcluir