terça-feira, 28 de junho de 2011

Presidente da Colônia de Pesca reclama da fiscalização abusiva do Ibama do Ceará

PESCA DA LAGOSTA EM PONTA DO MEL ESTÁ SENDO PREJUDICADA Pescadores de Ponta do Mel enfrentam rigor da fiscalização 

Como se não bastassem as rígidas normas adotadas pelo governo federal e a lagosta cada vez mais escassa, os proprietários de barcos e pescadores enfrentam ou outro problema, de gravidade acentuada,que está inviabilizando a atividade e os que se arriscam amargam prejuízos.

Trata-se da rigorosa fiscalização feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do estado do Ceará,na costa potiguar, especialmente na faixa onde atuam os pescadores areia-branquense.

O que mais intriga nesse assunto é que a fiscalização é feita por fiscais do Ibama-CE, que usando forte aparato de segurança,inclusive armamento pesado, intimidando os pescadores locais e até praticando arbitrariedades. As contínuas ações registradas contra o pessoal que pesca na costa do município chamaram a atenção da Colônia dos Pescadores Z-33, de Ponta do Mel, no litoral deste município.

As declarações foram feitas pelo presidente da colônia, Francisco Antônio Bezerra, que questiona a atitude do Ibama-CE na região, uma vez que todos sabem que no Ceará existem irregularidades que não estão sendo fiscalizadas pelo órgão. "É estranho esse comportamento do Ibama em relação ao nosso município.Será que no estado do Ceará está tudo legal, os pescadores estão cumprindo todas as normas determinadas pelo Ministério da Pesca?", questiona "Chicão do Mel",como é mais conhecido o representantes dos pescadores de Ponta do Mel e comunidades vizinhas.

Traçando um paralelo entre a fiscalização feita pelo Ibama do Rio Grande do Norte e o do Ceará, "Chicão do Mel" diz que o órgão potiguar age bem diferente,realizado um trabalho sem agressão, sem truculência. "O Ibama do nosso Estado realiza ações que de certa forma servem de orientação para o pescador, tem mais caráter educativo que mesmo punitivo", observa.

Ao Blog, "Chicão do Mel" afirma que os pescadores locais estão sendo prejudicados pelo Ibama cearense. Eles relatam que os fiscais fazem blitz em alto-mar e essas operações são sempre em clima de muita tensão. "O pior é que ninguém se posiciona a respeito, as autoridades que deveriam tomar a frente do caso, permanecem caladas, como se nada estivesse acontecendo. Ninguém toma uma providência em defesa dos pescadores que continuam sendo prejudicados", arremessa.

CHICAO DO MEL, no DEM ou PP “Chicão do Mel” cobra posicionamento das autoridades competentes

Para "Chicão do Mel", há exagero no trabalho desenvolvido pelo Ibama-CE no município, e cita que na Paraíba sequer existe fiscalização, a exemplo de outros estados do Norte e Nordeste."O rigor com que estamos sendo fiscalizados causa estranheza. A prova é tanta, que há pescadores locais migrando para outros estados,onde a fiscalização é mais branda e pelo menos há respeito por parte dos fiscais, na hora da abordagem", conclui.

O Blog manteve contato telefônico com a representação do Ibama-CE, mas só conseguiu falar com uma pessoa que se disse funcionário e não quis se identificar. Mas adiantou que o órgão tem a função de fiscalizar a pesca marítima predatória em todo o Nordeste e só age quando detecta algum tipo de irregularidade com a embarcação ou quando o pescador está agindo de maneira ilegal.

Segundo a fonte, existem muitas embarcações praticando a pesca da lagosta ilegalmente, principalmente usando compressores de ar, que é proibido. (A matéria completa pode ser lida na edição impressa de hoje, do jornal O Mossoroense).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações